Quem Somos

programa Biota – MS foi lançado em 13 de abril de 2012 e tem como principal objetivo caracterizar a biodiversidade do Estado de Mato Grosso do Sul e dar suporte científico para a conservação e utilização econômica e sustentável dos biomas aqui existentes.

Uma das ações do Biota é implantar e acompanhar um Sistema de Gestão da Informação integrado entre as instituições atuantes em biodiversidade do Estado, pois espera-se que, com o programa, os pesquisadores consigam sistematizar a coleta de modo a organizar e disseminar informações, a fim de efetivar a conservação das espécies, dar suporte técnico científico às novas pesquisas e garantir seu uso econômico sustentável.

Outros objetivos do Biota-MS são: dar suporte à tomada de decisão sobre projetos de desenvolvimento e políticas públicas, visando à promoção da sustentabilidade; fornecer subsídios para avaliar a efetividade dos esforços de conservação da biodiversidade no Estado; estimular e promover a formação e a capacitação de recursos humanos e técnico-científicos para atuar na conservação e uso da biodiversidade; entre outros.

Nossa Missão
O Programa Biota-MS tem a missão de construir uma base integrada de conhecimento científico, tecnológico e de inovação no Estado de Mato Grosso do Sul, para dar suporte a tomadas de decisão em gestão da biodiversidade. Tem como visão ser um Programa e organização de referência na integração de iniciativas e projetos que promovam o entendimento sobre a biodiversidade, seu uso e conservação no Estado.

Nossos Valores
O Biota-MS tem como valores a interdisciplinaridade, a colaboração, atransparência, a eficácia, a excelência em gestão e a divulgação eficaz do conhecimento de biodiversidade por meio do portal oficial do Programa. Para atingir sua missão, o Programa trabalha em redes, articulando pessoas, empreendimentos e infraestruturas de forma colaborativa, sob a coordenação da Superintendência de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul. Portanto, podem participar do Programa todos os interessados, sejam instituições e empresas públicas, privadas e/ou do 3º setor.