Pesquisa e Conservação

Lançado em março de 1999, o objetivo do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade  (Biota-FAPESP) é conhecer, mapear e analisar a biodiversidade do Estado de São Paulo.

O Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD), criado em 1999, é uma iniciativa pioneira e uma visão estratégica do Governo Federal para articulação de uma rede de sítios de referência para a pesquisa científica no tema de Ecologia de Ecossistemas.

A BPBES sintetiza o melhor conhecimento disponível pela ciência acadêmica e pelos saberes tradicionais sobre as temáticas da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos e suas relações com o bem-estar humano, com foco nos biomas continentais do Brasil e no costeiro-marinho.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade foi criado em 28 de agosto de 2007, pela Lei 11.516, o ICMBio é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama, é uma autarquia do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem, entre suas atribuições, o combate ao desmatamento e a incêndios florestais, o licenciamento de grandes obras e ações de qualidade ambiental.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.