O Governo do Estado recebeu uma homenagem, na manhã desta quarta-feira (30) no Parque de exposições Laucídio Coelho durante a entrega de premiação dos animais campeões da raça ‘Girolando’, dentro da programação da Expogrande 2015.
O tradicional ‘banho de leite’, simbólico (simulado com bolas de isopor) é realizado como forma de homenagem refletindo, segundo a presidente do Núcleo de Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul, Aurora Real, o envolvimento do Estado com as demandas do setor leiteiro.
Na oportunidade Aurora lembrou que a ultima autoridade a receber tal homenagem foi o então Ministro, Aldo Rebelo, por conta de seu trabalho e empenho pelo setor.
O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, que ladeou o Secretário no momento da cerimônia também destacou a importância do envolvimento do Governo do Estado nas discussões das demandas e mais recentemente como ele observou, nas ações em busca do desenvolvimento da atividade leiteira no Estado.
Prestigiando o evento, junto com um grupo de Minas Gerais, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e importante criador da raça, Jônadan Hsuan Min Ma, diz ter observado o crescimento do potencial do Estado na produção leiteira: “Mato Grosso do Sul hoje, tem uma identidade muito forte, e crescendo cada vez mais também com a pecuária leiteira, com a produção de leite”. Reforçou.
Atentos a esse potencial Jônadan incentivou os produtores a acreditarem na atividade, investirem e se organizarem. Segundo eles, países vizinhos estão de olho no trabalho e na qualidade apresentada aqui.
O Secretario Fernando Lamas, destacou a importância da integração, e troca de experiências que acontece durante a exposição na capital e o reflexo dos resultados obtidos nela, nos 79 municípios e agradeceu a homenagem em nome também do Governador Reinaldo Azambuja, reforçando que o “Estado auxilia na realização das ações, mas, as grandes estrelas são, sem duvida, os produtores”.
Segundo o secretário, a produção de leite “é um dos temas que está nos radares do Governo do Estado, como prioridade, considerando os números apresentados recentemente”.
Ele lembrou que dos 24 mil produtores do Estado, cerca de 15 mil produzem menos de 100 litros, por dia e tem na atividade a única fonte de renda. “Esses números são analisados pelo Estado, pelo ângulo do potencial de crescimento e por predominar o pequeno produtor nesta atividade, é prioridade para o Governo do Estado o seu fomento.” Concluiu.
fotos e vídeos: https://www.flickr.com/photos/131864867@N05/sets/72157649979955364/