Campo Grande (MS) – A avaliação externa das ações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário é fundamental para o estabelecimento de políticas e modelos de gestão que viabilizem o aprimoramento constante dos serviços prestados à população pelo poder público. Esse foi um dos destaques feitos pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), na abertura do Seminário de Competitividade e Empreendedorismo, realizado pelo Movimento MS Competitivo – presidido pela Fecomércio MS – na manhã desta terça-feira (3), no auditório do Sebrae.
“Recentemente foi divulgado o Ranking de Competitividade dos Estados do ano de 2019. Nessa edição, Mato Grosso do Sul subiu da 7ª para a 5ª posição no país. Esse posicionamento já é positivo, mas nós, no poder público, temos buscado avançar ainda mais nos indicadores, aprimorando nossos modelos de gestão e planejamento. Nesse sentido, o movimento MS Competitivo tem sido um grande aliado. Além disso, ter um indicador externo para nos avaliar, como o ranking do CLP (Centro de Liderança Pública) também tem sido fundamental”, comentou o secretário Jaime Verruck.
O seminário contou com palestra do especialista José Henrique Nascimento, líder de Competitividade no Centro de Liderança Pública (CLP), que abordou o “Ranking Competitividade dos Estados” e comparou os indicadores de Mato Grosso do Sul com os de outros Estados. “O Governo de Mato Grosso do Sul tem atuado junto ao CLP desde 2015 e observamos avanços em diversos indicadores. O Ranking tem se consolidado como uma ferramenta de autoavaliação para os gestores públicos”, comentou José Henrique.
Em sua apresentação, o representante do CLP citou como desafios para Mato Grosso do Sul a questão de trânsito, tanto da morbidade quanto à mortalidade, com relação a internações causadas por acidentes, à questões fiscais – tanto no ponto de vista de gastos com despesas de pessoal quanto com a dívida do Estado tendo em vista com outras Federações. “A médio e longo prazo, a questão da educação também deve ser priorizada. Claro, todo Estado não pode ser desatento a esse indicador, mas Mato Grosso do Sul tem um ponto de atenção em relação a isso, até mesmo quando o analisamos em comparação com outros estados do Centro-Oeste”, afirmou.
Durante o seminário também foi realizada a premiação das organizações reconhecidas no Prêmio Qualidade da Gestão MS – Melhores em Gestão Mato Grosso do Sul 2019. O Prêmio tem como objetivo valorizar as empresas que buscam a excelência de desempenho, estimulando o aperfeiçoamento contínuo da gestão empresarial. O PQG/MS reconhece, ainda, as organizações que obtiveram os melhores desempenhos nessa busca pela excelência.
Com a certificação na categoria I – Primeiros Passos para a Excelência, foi certificado o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS; o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural foi reconhecido como finalista na categoria II – Compromisso com a Excelência; a Fecomércio MS recebeu o troféu Ouro na categoria II – Compromisso com a Excelência; o Senac MS conquistou o troféu Prata na categoria III – Rumo à Excelência. Na categoria III – Rumo à Excelência, a Energisa Mato Grosso do Sul alcançou o troféu Ouro, maior reconhecimento da premiação.
Fotos: Kelly Venturini – Assessoria de Comunicação da Semagro