A obra absorveu investimentos da ordem de 121 milhões de reais
A Cooperativa Central Aurora Alimentos – terceiro maior grupo agroindustrial brasileiro do setor de carnes – inaugurou no último sábado (1º de agosto), às 10 horas da manhã, no município sul-mato-grossense de São Gabriel do Oeste, a ampliação da unidade industrial de processamento de suínos. A obra absorveu investimentos da ordem de 121 milhões de reais.
O ato foi presidido pelos diretores Mário Lanznaster (presidente), Neivor Canton (vice-presidente), Marcos Antônio Zordan (diretor de agropecuária), Leomar Somensi (diretor comercial) e pelo gerente geral da unidade Moisés Caetano de Oliveira Júnior.
O planejamento para execução dessa obra iniciou ainda no segundo semestre de 2012. Os projetos foram elaborados em 2013 e a obra iniciou em abril de 2014, sendo concluída neste mês. Os investimentos totais em instalações, máquinas e equipamentos foram financiados em 66,7 milhões de reais pelo Banco do Brasil e os outros 53,6 milhões com recursos próprios.
A ampliação da unidade de São Gabriel consistiu na construção de uma moderna e avançada PRESUNTARIA que, a partir deste mês de agosto, passa a produzir um mix formado por presunto, apresuntado e lanche das marcas Aurora e Peperi. A capacidade instalada de produção será de 130 toneladas por dia para uma produção efetiva mensal total de 2.709 toneladas, sendo 1.134 toneladas/mês de apresuntados, 861 toneladas/mês de presunto e 714 toneladas/mês de lanches.
A inauguração da nova presuntaria e o consequente aumento da industrialização exigirá ampliação do abate diário de suínos que passará dos atuais 2.500 cabeças/dia para 3.000 animais/dia, a partir de novembro. Para absorver e processar toda essa matéria-prima há, também, geração de novos postos de trabalho e aumento de produção nas linhas de linguiças cozidas e defumados, além da presuntaria.
O aumento do número de funcionários representa mais 215 contratações, das quais 131 somente na Presuntaria quando a produção atingir a capacidade máxima. Atualmente, a indústria mantém 1.629 empregos diretos.
A unidade se destina a atender a demanda de produtos já consolidados no mercado, passando a produzir nesta localidade presuntos, apresuntados e lanches. A planta de São Gabriel do Oeste responde por um rol total de produtos que inclui hambúrguer, linguiças frescas, linguiças cozidas, defumados, cortes congelados de suínos, salgados, e agora a linha de presuntaria. Cerca de 15% dessa produção se destina ao mercado externo.
A Aurora opera em São Gabriel do Oeste desde 1996. A planta é uma das mais modernas do Mato Grosso do Sul. Abate atualmente 2.500 suínos por dia. A produção mensal de industrializados é de 4.268 toneladas mensais.
EFEITOS ECONÔMICOS
O faturamento da unidade é de 45,5 milhões de reais mensais. O recolhimento de tributos oscila entre 350 mil a 400 mil reais mensais. Os investimentos realizados, a ampliação do abate e os novos produtos permitirão elevar o faturamento da unidade de São Gabriel do Oeste de 478 milhões de reais (2014) para 560 milhões de reais (em 2015) e 727 milhões de reais (em 2016).
Entre salários, encargos e benefícios pagos pela unidade, a Aurora desembolsará 58 milhões de reais ao ano. O ICMS gerado será de 54 milhões em 2015 e 68,4 milhões em 2016.
Área total construída dessa planta soma 35,3 mil m² (somente o frigorífico e as linhas de industrialização representam 21,3 mil m²) em um terreno com área total de 21,2 hectares.
Em terreno doado pela Prefeitura de São Gabriel do Oeste, ao lado da planta industrial, a Aurora investe 2,5 milhões de reais na construção de uma CRECHE de 800 metros quadrados para atender 120 crianças de zero a cinco anos e 11 meses de idade. Esse será mais um benefício para o quadro funcional.
AURORA SÃO GABRIEL DO OESTE (MS)
Início das operações da Aurora em São Gabriel do Oeste: 1.996.
Abate atual: 2.500 suínos por dia.
Abate projetado: 3.000 suínos por dia a partir de novembro.
Produção mensal de industrializados: 4.268 toneladas mensais.
Mix atual de produtos: Hambúrguer, linguiças frescas, linguiças cozidas, defumados, salgados.
Faturamento mensal da unidade: 45,5 milhões de reais.
Geração de tributos: 350 mil a 400 mil reais mensais.
Área total construída dessa planta: 35,3 mil metros quadrados.
Área total do terreno: 21,2 hectares.
Número atual de empregos: 1.629.
Novos empregos gerados: 215.
Salários, encargos e benefícios pagos pela unidade: 58 milhões de reais/ano.
Faturamento realizado de 2014: 478 milhões de reais.
Faturamento projetado para 2015: 560 milhões de reais.
Faturamento projetado para 2016: 727 milhões de reais.
ICMS gerado em 2015 (previsão): 54 milhões de reais.
ICMS gerado em 2016 (projeção): 68,4 milhões de reais.
A ESTRUTURA DA AURORA
A Cooperativa Central Aurora Alimentos é um conglomerado agroindustrial sediado em Chapecó (SC) que pertence a 13 cooperativas agropecuárias, sustenta mais de 26.000 empregos diretos e tem uma capacidade de abate de 18 mil suínos/dia, 1 milhão de aves/dia e um processamento de 1,5 milhão de litros de leite/dia. Mantém 42 estabelecimentos: oito unidades industriais de suínos, sete unidades industriais de aves, seis fábricas de ração, 13 unidades de ativos biológicos (incluindo granjas, incubatórios e unidade de disseminação de gens), oito unidades de vendas e a sede central (matriz).
As unidades industriais de suínos são: Indústria Aurora Chapecó (SC), Frigorífico Aurora Chapecó (SC), Frigorífico Aurora São Miguel do Oeste (SC), Frigorífico Aurora São Gabriel do Oeste (MS), Frigorífico Aurora Sarandi (RS), Frigorífico Aurora Chapecó II (SC), Frigorífico Aurora Erechim (RS) e Frigorífico Aurora Joaçaba (SC).
As sete plantas para processamento de aves são: Frigorífico Aurora Maravilha (SC), Frigorífico Aurora Quilombo (SC), Frigorífico Aurora Erechim (RS), Frigorífico Aurora Abelardo Luz (SC), Frigorífico Aurora Guatambu (SC), Frigorífico Aurora Xaxim (SC) e Frigorífico Aurora Mandaguari (PR).
As seis unidades de rações são: Fábrica de Rações Chapecó, Fábrica de Rações Erechim, Fábrica de Rações Cunha Porã, Fábrica de Rações Guatambu, Fábrica de Rações Xaxim e Fábrica de Rações Mandaguari.
A base produtiva, no campo, é formada por um plantel permanente de 35 milhões de aves e 1 milhão 150 mil suínos.
COOPERATIVAS FILIADAS
As 13 cooperativas agropecuárias filiadas são: Cooperalfa (Chapecó/SC), CooperA1 (Palmitos/SC), Coopercampos (Campos Novos/SC), Copérdia (Concórdia/SC), Cotrel (Erechim/RS), Auriverde (Cunha Porã/SC), Cooperitaipu (Pinhalzinho/SC), Camisc (Mariópolis/PR), Coasgo (São Gabriel do Oeste/MS), Coopervil (Videira/SC), Cocari (Mandaguari/PR), Colacer (Lacerdópolis/SC) e Caslo (São Lourenço do Oeste/SC).
MAIS DE 105 MIL FAMÍLIAS
A Cooperativa Central Aurora Alimentos chegou aos 46 anos de fundação com uma marca formidável: tornou-se uma comunidade produtiva formada por mais de 105 mil famílias espalhada por 500 municípios brasileiros.
Nesse cálculo estão os mais de 26.000 colaboradores diretos da Aurora, as 70.670 famílias rurais cooperadas que formam a base produtiva no campo e os 8.951 colaboradores das 13 cooperativas agropecuárias que a constituem, totalizando mais de 105.000 famílias.
Crescimento e expansão marcam as últimas décadas da cooperativa que obteve, em 2014, o maior faturamento e o melhor resultado líquido de seus 45 anos de história: com crescimento de 18%, a receita operacional bruta chegou a 6,7 bilhões de reais, enquanto as sobras inflaram 38% e atingiram 417,9 milhões de reais. Com uma margem líquida de 6,83%, a cooperativa respondeu por um dos melhores desempenhos do mercado brasileiro de proteína animal. A receita total foi em 80% obtida no mercado doméstico e em 20% no mercado internacional.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional