A Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DFDA) e a Sub Secretaria de Assuntos Indígenas de Mato Grosso do Sul começam devem unificar as ações em torno das demandas existentes nas mais de oitenta aldeias do Estado.
A união, que vem sendo fomentada através do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrs/MS) deve se consolidar no próximo dia 22, na Secretaria de Produção e Agricultura Familiar, quando acontece um encontro entre as duas instituições.
Depois de se reunir com a Subsecretaria de Assuntos Indígenas do Estado, Silvana Terena, na ultima semana, para tratar sobre as chamadas publicas de assistência técnica que atendem especificamente os índios e levar ao seu conhecimento as diversas atividades executadas na Secretaria através do Conselho, Carlos Gonçalves, que é secretario Executivo do Cedrs, deu sequencia ao trabalho de articulação, promovendo os contatos necessários para que a reunião acontecesse.
Além da fusão dos bancos de dados de cada uma, o intuito dessa reunião, segundo Carlos, é que as instituições organizem uma agenda positiva e possam trabalhar conjuntamente, em consonância com os vários programas e projetos que tanto o Governo Federal quanto o Estadual disponibilizam. “Nosso entrosamento e bom relacionamento com as diversas instituições que trabalham com produção nos dá espaço para exercer com muita tranquilidade a função do Conselho que é a de articular ações como esta que acontecerá no próximo dia 22, que é quando estarão juntas duas importantes estruturas que trabalhando unidas, como esperamos, poderão fazer muito mais pela classe indígena do Estado”. Completou.
Para Marco Antônio de Oliveira Georges, engenheiro agrônomo que atua na área de contratos de Assistência técnica do DFDA, o trabalho de articulação do Cedrs tem sido fundamental para que as ações do Governo Federal possam ser otimizadas e venham a convergir em resultados mais expressivos.
Marco Antônio observou ainda que a integração dos poderes, bem como dos movimentos e entidades tem sido fomentada com mais energia neste Governo. “A integração das varias instancias de poder gera economia e melhores resultados para todos e é isso que temos observado através dos contatos que fazemos constantemente com o Conselho, que é esse braço importante do Governo do Estado”. Concluiu.