Ação foi realizada na Dinapec 2017 com a presença de lideranças políticas e rurais
“Este é apenas um ato simbólico em relação a uma estrutura de relevância nacional que demonstra a importância do Estado para o setor agropecuário”. A afirmação foi feita pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante a abertura da Dinapec 2017 – Dinâmica Pecuária, nesta quarta-feira (08), na sede da Embrapa Gado de Corte.
Em uma área de aproximadamente 3,2 mil metros quadrados, o Centro visa levar conhecimento em relação à agropecuária e ser o caminho para suprir a falta de mão de obra especializada no meio rural, um dos principais gargalos do setor.
Para o presidente da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins, a educação é o meio para transformação da sociedade. “Daqui a 10 anos a agropecuária será diferente do que vivemos hoje. O futuro passa pela educação”, referindo-se ao Centro.
Durante o evento, o secretário executivo do Senar Brasil, Daniel Carrara, falou da importância do Centro de Excelência. “O produtor rural precisa de técnicos que absorvam, disseminem a tecnologia e a coloque em prática”, acrescentou. Já o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira, falou da importância da sede ser na Embrapa. “Esse Centro supre a lacuna que é a difusão de tecnologia”.
O Centro tem objetivo de oferecer educação profissional de nível médio e técnico e futuramente, superior, na modalidade presencial e à distância. O espaço contará com sete blocos e uma configuração modular, com um formato moderno, com laboratórios didáticos, área de convivência, laboratório de informática, entre outros departamentos.
Sobre o evento – A Dinapec é realizada em conjunto com o Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul que nesta edição se compõe por 10 Roteiros e 13 Oficinas, totalizando mais de 40 tecnologias apresentadas. Ao longo do ano também é possível visitar a vitrine tecnológica que mostra os trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Gado de Corte. Confira a programação completa aqui: http://ow.ly/JMkz309iMX8
Durante o evento, o Senar oferecerá as oficinas: Primeiros Socorros, Regulagem e utilização de plantadeira e NR 31 – Segurança no Trabalho Rural. Em 9 de março será realizado o 1º Dia de Campo do programa ABC Cerrado que ofertará um roteiro tecnológico, no qual estão previstas palestras sobre ILPF – Integração Lavoura-Pecuária e Floresta e Manejo e Recuperação de Pastagens dentro do contexto proposto pelo SENAR Brasil.
A iniciativa lançada em oito estados brasileiros tem objetivo de contribuir com a redução dos gases de efeito estufa no território nacional, por intermédio de capacitações em quatro sistemas produtivos: plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, ILPF – integração Lavoura, Pecuária e Floresta e Florestas Plantadas. Os produtores que concluírem o treinamento e estiverem aptos a receber orientações, receberão no prazo de 18 meses, atendimento técnico pela metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul – Ana Brito