Maquinas e Veículos foram adquiridos através de parceria entre a Fundação Banco do Brasil e o BNDES
Glória de Dourados (MS) – Na ultima quarta-feira (13) o Secretario de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Mendes Lamas, esteve em Glória de Dourados junto do Diretor Executivo da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), José Alexandre Tranim, para acompanhar a Cerimônia de Entrega de equipamentos e veiculos adquiridos pela Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul – APOMS.
Contemplada com projeto para desenvolvimento e fortalecimento da Agroecologia no Mato grosso do Sul, a APOMS recebeu aporte de recursos no valor de R$ 1.249.860,60, através de uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil e o BNDES.
Segundo Olácio Mamoru Komori, Coordenador Geral da Associação, os recursos serão utilizados para atendimento do Projeto ECOFORTE.
Para o Secretário Fernando o sucesso das ações desenvolvidas pela Associação se deve a dedicação de seus gestores e empenho dos associados. “A ampliação deste projeto interessa muito o Governo do Estado. Iniciativas como esta trazem desenvolvimento e esperança para os produtores. Organizados eles descobrem que podem muito mais”.
Também participaram do evento Fabio Alexandre Pereira, representando a Superintendência Estadual do Banco do Brasil no MS; Celeste Nunes Coelho, representando a Superintendência Regional do Banco do Brasil de Dourados, Edgar Yamato, Presidente da Câmara Municipal, Eniomar de Jesus Bitencourt de Lemos, Gerente Geral do Banco do Brasil de Glória de Dourados, Hawlyson Alves de Castro, produtores rurais participantes e beneficiários do Projeto.
Projeto ECOFORTE
O Programa Ecoforte foi lançado em 2014 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Fundação Banco do Brasil (FBB) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), o Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A iniciativa integra o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Brasil Agroecológico).
APOMS
A Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul, visa promover uma agricultura sustentável, baseada na agroecologia e no fortalecimento das relações de solidariedade, das quais participam cerca de 170 famílias que trabalham na produção de produtos com certificação.
A APOMS tem construído sua organização na forma de uma rede com os produtores agroecológicos do Estado. A rede se organiza com os Núcleos de Produtores que tem se formado naturalmente seja por afinidade e/ou proximidade, onde se destaca a importância da presença de uma liderança que assume a função de ser o elo de ligação com o restante da Rede.
Formalizada como Associação no ano de 2.000 com um grupo de produtores de café orgânico, que evoluiu hoje para nove núcleos de produção com produtos diversos, inclusive com interesse no extrativismo sustentável. Até então a APOMS tem atuado como representação dos interesses de seus associados, tendo como objetivo maior a estruturação de seu SPG (Sistema Participativo de Garantias para produtos orgânicos) e que inclua em seu caderno de normas os critérios do Comércio Justo e Solidário.
Kelly Ventorim