Evento promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) começa às 8 e vai até as 16 horas e pode ser acompanhado pela internet
O evento ocorre desde a safra 2008/09 com o objetivo de incentivar os produtores a aumentar suas médias de produtividade.
O Fórum Nacional da Máxima Produtividade de Soja anuncia nesta quarta-feira (29), em Maringá, Noroeste do Paraná, o rei da soja no estado. O evento, que tem transmissão ao vivo pela internet, é promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) com o apoio da Cocamar Cooperativa Agroindustria. Durante o evento, especialistas, produtores e lideranças do agronegócio, em nível nacional vão discutir os aspectos centrais da produção do grão no país.
No ano passado, o campeão foi o paranaense Alisson Alceu Hilgenberg, de Ponta Grossa. Ele produziu 141,7 sacas por hectare, o maior rendimento em todas as edições do concurso, segundo a organização do fórum. O evento ocorre desde a safra 2008/09. O objetivo é incentivar os produtores a aumentar suas médias de produtividade.
Programação
8h50: solenidade de abertura do Fórum – pronunciamento do presidente do Cesb, Nery Ribas e, na sequência, do vice-presidente da Cocamar, José Cícero Aderaldo.
9:10h: palestra com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Marcos da Rosa. Em seguida, haverá uma homenagem ao ex-pesquisador da Embrapa Soja, José Tadashi Yorinori, falecido recentemente.
9:30h: palestra com Décio Gazzoni, pesquisador da Embrapa Soja
10:10h: participação de representantes de três empresas patrocinadoras: João Paulo Zampire, da Syngenta, Ivan Moreno, da Bayer e José Munhoz Felipe, da Basf
11:10h: o produtor Alisson Hilgenberg, campeão do Concurso de Máxima Produtividade de Soja no ciclo 2014/15, fará um depoimento, seguido de Sérgio Abudd, pesquisador da Embrapa, que abordará o case do campeão Norte/Nordeste.
13:30h: Leandro Zancanaro, da Fundação MT, vai comentar um case referente ao campeão da região Centro-Oeste
13:50: o executivo do Cesb, Henry Sako, abordará o case do campeão de produtividade de soja irrigada e, em seguida, falará o pesquisador Antonio Luiz Fancelli, da Esalq/USP
A agenda prevê ainda um espaço para um rápido debate, terminando com a divulgação dos vencedores do Concurso Nacional da Máxima Produtividade da Soja, Safra 2015/16.