Visando dar mais competitividade aos produtos sul-mato-grossenses e melhorar a logística atendendo aos empreendimentos que estão se instalando no Estado, o governador Eduardo Riedel, juntamente com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, e Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck, e o secretário de Infraestrutura e Logística (Seilog) Helio Peluffo e assinaram hoje (19) durante evento no Bioparque Pantanal, o decreto que regulamenta o sistema ferroviário em Mato Grosso do Sul. O documento servirá de base para eventuais pedidos e solicitações de empresas que desejam construir ramais ferroviários dentro do Estado.
“Fizemos uma mudança institucional permitindo que o Estado trabalhe na questão ferroviária. Por outro lado houve a aprovação de uma lei na Assembleia Legislativa permitindo ao MS fazer a autorização ferroviária. Isso significa que qualquer empresário sul-mato-grossense que queira construir uma ferrovia pode solicitar isso ao Governo do Estado, explicou o titular da Semadesc, Jaime Verruck.
Segundo ele o decreto deve ser publicado amanhã e nesta semana ainda deve ser protocolado o primeiro projeto de uma ferrovia estadual por parte da Arauco. “Trata-se de uma solicitação da Arauco celulose interligando o local onde será instalada a indústria no Rio Sucuriú até a Ferronorte. São 47 quilômetros”, salientou o secretário.
Verruck acrescenta que a partir da próxima semana, a Seilog começa a analisar aprimeira autorização ferroviária de Mato Grosso do Sul.
“O governador pediu que a Seilog e a Semadesc estudassem uma regulamentação para construção de ferrovias no Estado do Mato Grosso do Sul. Qualquer empresa ou entidade hoje terá uma regulamentação, que após solicitação vai ser encaminhada para secretaria, feito um estudo e depois concessão para que eles possam construir”, acrescentou o secretário de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo.
Ele destacou que agora o Estado está preparado para receber estas solicitações. “Já recebemos inclusive um pedido da Arauco solicitando a construção de uma ferrovia da fábrica deles até Inocência, será feito um estudo para autorização. Além disto já esperando mais dois pedidos na região de Corumbá e Três Lagoas. É o Governo do Estado inovando na questão das ferrovias”, concluiu.
Rosana Siqueira, com informaçoes da Seilog
Fotos – Mairinco de Pauda