“É uma área montanhosa. Certa vez a prefeitura local doou calcário e os produtores o aplicavam e a chuva levava embora junto com as sementes”, lembra o extensionista Cleber Fernandes de Moura.
Segundo ele, havia resistência dos agricultores familiares em fazerem curvas de nível por acharem que seria um processo caro. “Assim, a Agraer dispõe de trator e terraceador para atender os assentados daquela região que não estavam sendo usados devido a esse receio. Então primeiramente eu fiz um trabalho de conscientização da importância dessa recuperação e conforme um ia fazendo, os vizinhos notavam os resultados positivos e logo solicitavam o serviço”.
Cleber afirma que já existem oito produtores com agendamento para a realização da intervenção no solo. O extensionista ressalta que o escritório local não trabalha sozinho na região. A prefeitura e as associações são importantes parceiras nesse atendimento.
“Minha intenção é chegar perto do ideal que seria ter curvas de nível, recuperação e correção do solo em todos os 230 lotes do Carlos Roberto Soares de Melo. Dessa forma, o local será praticamente outro, ganhará uma cara totalmente nova”, diz o servidor.
Os resultados não são sentidos somente entre os produtores. Existem três rios da região que estavam em processo de assoreamento por conta das terras que descia das partes mais altas. “Ainda não são visíveis a olho nu os resultados nesses cursos d’água, mas acreditamos que a longo prazo será possível notá-los’, pontua.
Cleber diz ainda que uma vez contornados os problemas, os agricultores familiares puderam acessar os benefícios do Pro Fertiliza MS, que concede o frete gratuito de calcário, insumo, que corrige a acidez e reduz os níveis de elementos tóxicos para as plantas.
As propriedades que aderiram ao programa receberam 141 toneladas do produto em 2022 e aguardam a chegada de mais 359 toneladas.
Texto: Ricardo Campos Jr. – Agraer
Fotos: Escritório da Agraer de Sonora