Campo Grande (MS) – Na tarde desta quarta-feira (10), a equipe da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e da Agencia de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) esteve juntamente com a equipe do Senar/Famasul na unidade do Supermercado Fort Atacadista para conferir a entrega da primeira carga de produtos resultado do projeto ‘Hortifruti Legal’, desenvolvido no Assentamento Santa Mônica, no município de Terenos.
Organizados através da Cooperativa Cooplaf, trinta e seis agricultores familiares assentados tiveram a oportunidade de receber através do Projeto, cursos, treinamentos e assistência técnica – por meio de ATER – para a produção de vários produtos como: berinjela, alface, tomate, entre outros.
Com a produção em andamento, a equipe do projeto garantiu junto a Rede Forte Atacadista a comercialização. Naquela oportunidade aconteceu a primeira entrega do grupo que mostrou-se além de orgulhoso bastante motivado.
Para o agricultor Familiar Juraci de Arruda Soares, que tem uma propriedade de 7 hectares, a oportunidade de participar do projeto foi recebida como uma “salvação”. Segundo comentou, Juraci trabalhava apenas com o leite na propriedade usando técnicas que aprendera com os pais. “O conhecimento que o Senar nos passou, abriu as portas para nós. Eu estava desanimado, agora temos produção e pedidos para atender. Eles abriram as portas para nós e vamos retribuir produzindo cada vez mais”.
Além de aprender novas técnicas de plantio, Juraci conta que também aprendeu a produzir insumos e defensivos naturais, o que faz com que o custo de produção seja reduzido, e os produtos tenham melhor qualidade. “Isso foi uma grande benção nas nossas vidas”. Finalizou.
O apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar foi enaltecido pelo Diretor Presidente da Agraer, Enelvo Felini, que na oportunidade destacou que entre as cinco principais metas, que o Governador Reinaldo Azambuja elencou para sua gestão, tem prioridade, o trabalho com os agricultores familiares na busca por suprir a demanda do mercado interno que hoje importa mais de 80% do que comercializa no Seasa. “Temos terra boa, produtores interessados e condições de criar um ambiente favorável para aumentar a produção de hortifrúti no Estado. Estamos trabalhando para isso e logo teremos muito mais o que mostrar!” completou.
A vice-governadora do Estado, Rose Modesto, que visitou o projeto ainda no inicio em Terenos e conhece bem a realidade dos produtores que naquela oportunidade comemoravam a primeira entrega, falou da sensibilidade deste Governo com o agricultor familiar. Rose enalteceu o projeto destacando que o Governo do Estado deve lançar dentro de alguns dias um programa similar, que tem o mesmo pano de fundo, a ampliação da renda do homem do campo e o abastecimento interno, que é o ‘terra boa’.