A secretária de Desenvolvimento Agrário do município de Terenos, a agricultora familiar Lucília de Almeida, do Assentamento Santa Mônica, esteve com o Secretário de Produção e Agricultura Familiar, Dr. Fernando Mendes Lamas, na Sepaf, na terça-feira (28), trazendo três demandas daquela comunidade.
Na oportunidade Lucilia solicitou apoio para construção de um centro de processamento de alimentos no Assentamento Santa Mônica onde 36 famílias já participam de um projeto piloto do Senar/Agraer, ‘Hortifruti Legal’ produzindo hortifrutigranjeiros, que são entregues no Fort Atacadista há alguns meses. A ideia, segundo a secretaria é agregar valor a produção do assentamento, ampliando os ganhos dos agricultores familiares.
A segunda demanda, desta vez no setor da piscicultura, foi no sentido de pedir que sejam realizados serviços de orientação técnica para a produção de peixes, que está em fase de desenvolvimento no Assentamento.
A ultima demanda levada ao conhecimento do Secretario por Lucilia foi uma solicitação, que já está no radar da Secretaria de Produção há algum tempo. Trata-se da aquisição por parte do Governo do Estado do leite produzido pelos assentados para atendimento das creches e escolas públicas bem como dos programas sociais.
Sobre isso o Secretário esclareceu que a ideia esta sendo estudada, seguindo orientações do Governador Reinaldo Azambuja, para atender o projeto de fomento a produção de hortifrutigranjeiros e que pode perfeitamente encaixar-se também no setor leiteiro.
Para ele garantir a absorção da produção dos assentamentos para anteder instituições públicas é uma forma eficaz de incentivo a evolução dos agricultores familiares.
As outras duas demandas serão colocadas, segundo Fernando, em estudos para observar a viabilidade e possibilidade de apoio por parte do Governo do Estado, com boas possibilidades de que sejam concretizadas. Segundo ele, será levado em conta o empreendedorismo do grupo.