“Mais importante que o incentivo financeiro é o ganho de produtividade” afirma o Secretário
No ato de abertura do encontro mais de vinte instituições, atendendo a um chamamento do Governo do Estado, estiveram na Secretaria de Produção, na manhã desta quinta-feira (21) para tratar da construção do programa de recuperação de áreas degradadas, o Secretário da pasta, Dr. Fernando Lamas, fez questão de observar que o programa é uma alternativa para o aumento de produtividade de carne e de grãos no Estado, e que lhes foi encomendado pelo governo do Estado como sendo prioridade.
“Com certeza [o programa] irá tirar da estagnação varias regiões que estão com taxas de crescimento extremamente baixas – por terem extensas áreas de pastagem e apresentarem um certo grau de degradação. O governo do Estado está dando o start, mas devemos deixar claro, é um programa da sociedade de Mato Grosso do Sul e que iremos construir a varias mãos” .
Lamas comentou que o que foi mostrado ali é apenas um esqueleto e que a musculatura do programa se dará com a inserção das contribuições das instituições. Ele lembrou aos participantes da reunião que as sugestões devem ser consistentes e ter alta densidade para que a margem de erro seja próxima de zero. “Não podemos errar”. Pediu.
Alguns dos pontos que precisam ser eficazes para o sucesso do programa, segundo o secretario, são: a assistência técnica oferecida ao produtor e as ações na área de infraestrutura por parte do Governo – que seriam as estradas, energia e armazenamento. “Estas ações o Governo não realiza sozinho é preciso que sejam estabelecidas parceiras públicas e privadas para prover essas melhorias”. Completou comentando ainda que existem regiões do Estado com potencial enorme para ser incorporada ao programa mas que, hoje tem limitações de armazenagem e estradas , por exemplo.
Quanto aos incentivos fiscais. Dr. Fernando fez questão de comentar que as discussões com o Governador Reinaldo Azambuja estão em estágio avançado e devem atender as expectativas.