Campo Grande (MS) – Na ultima quarta-feira (17) o secretário executivo do Conselho (Cedrs), Carlos Gonçalves, recebeu na Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) o coordenador geral da Associação dos produtores orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS), Olácio Mamoru Komori.
Olácio procurou o Conselho com o intuito de apresentar o trabalho da APOMS e discutir a possibilidade de que seja estabelecida uma parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria.
A reunião culminou no agendamento para um encontro com o Secretário Fernando Mendes Lamas e desdobramentos no sentido de que outras conversações sejam feitas com o Secretário do Cedrs, visto a importância do trabalho que a associação realiza e sua afinidade com as ideias do Governador Reinaldo Azambuja que tem se mostrado muito empenhado em realizar projetos que contribuam para mudar a realidade da produção de hortifrúti no Estado, já que mais de 80% do que é comercializado no Seasa vem de Estados vizinhos.
Ao falar sobre o trabalho da Associação, Olácio destacou a importância de parcerias como a estabelecida com a Petrobras, Fundação Banco do Brasil e BNDES, sugerindo que o Governo do Estado possa auxilia-los na gestão de outras parcerias com instituições de Mato Grosso do Sul.
Para o estreitamento das relações Olácio fez questão de se colocar a disposição, além de comentar que uma parceria para realização de cursos pode ser concretizada tão logo seja entregue a obra do Centro de Formação, dentro de sessenta dias, na sede da Associação, em Glória de Dourados.
Sobre a APOMS
A Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul, visa promover uma agricultura sustentável, baseada na agroecologia e no fortalecimento das relações de solidariedade, das quais participam cerca de 170 famílias que trabalham na produção de produtos com certificação.
A APOMS tem construído sua organização na forma de uma rede com os produtores agroecológicos do Estado. A rede se organiza com os Núcleos de Produtores que tem se formado naturalmente seja por afinidade e/ou proximidade, onde se destaca a importância da presença de uma liderança que assume a função de ser o elo de ligação com o restante da Rede.
Formalizada como Associação no ano de 2.000 com um grupo de produtores de café orgânico, que evoluiu hoje para nove núcleos de produção com produtos diversos, inclusive com interesse no extrativismo sustentável. Até então a APOMS tem atuado como representação dos interesses de seus associados, tendo como objetivo maior a estruturação de seu SPG (Sistema Participativo de Garantias para produtos orgânicos) e que inclua em seu caderno de normas os critérios do Comércio Justo e Solidário.
Participaram da reunião Carlos Aparecido Ferrari (Coopresul), Marcos Marioni (Secaf), Waltair Gonçalves Prata e Hawlyson de Castro, também da APOMS, além de Lourival Aparecido Ferrari.