Campo Grande (MS) – O ambiente institucional adequado, condições tributárias competitivas, celeridade e confiabilidade proporcionados pelo governo do Estado na gestão do governador Reinaldo Azambuja, aliado à parceria com o setor produtivo tem possibilitado a atração de novos empreendimentos para Mato Grosso do Sul e a geração de empregos. Esse foi o destaque feito pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, na abertura do Mês da Indústria, realizada na noite de segunda-feira (8).
“A Semagro é o órgão responsável pela área da indústria em Mato Grosso do Sul e os resultados apresentados pela Fiems mostram que podemos comemorar. O Estado confia no sistema de qualificação e no apoio da Federação para a atração de investimentos, pois está alinhada com a política estratégica do governo para geração de empregos”, comentou Jaime Verruck.
Em bate-papo com os empresários presentes, o governador Reinaldo Azambuja defendeu a união entre governo e setor produtivo, para enfrentar a crise e superar os desafios, como manter o nível de empregabilidade no Estado. Ele citou o exemplo da parceria entre a administração estadual e a Fiems, que tem sido fundamental para a formação da mão-de-obra. “Indústria e governo trabalhando juntos, a gente avança bastante na geração de oportunidades, por isso que Mato Grosso do Sul é o único Estado do país positivamente na geração de empregos”, afirmou. De acordo com o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho, entre abril de 2016 a março deste ano, foram criados 1.483 postos de trabalho no MS, único Estado do pais a apresentar saldo positivo.
Reinaldo Azambuja destacou que o papel do governo é criar condições favoráveis para que os empresários possam investir no seu negócio, pois o grande gerador de empregos são as empresas. “O governo é um instrumento dentro de uma política de desenvolvimento do Estado, para criar as condições favoráveis para o capital privado vir com segurança, para saber que vem para um Estado que oferece as condições, que respeita o regramento constitucional, que respeita o cumprimento dos acordos estabelecidos, e isso é fundamental. O empresário só vem se ele se sentir seguro”, declarou.
Ao falar aos empresários do setor industrial, Reinaldo Azambuja lembrou que até o próximo ano Mato Grosso do Sul deve receber mais de R$ 36 bilhões em investimentos, seja na chegada de novos empreendimentos, ou na ampliação das indústrias já instaladas. E lembrou que além do apoio e os incentivos fiscais concedidos pelo governo estadual, aqui o empresariado pode contar com os recursos do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FCO), que neste ano tem disponível R$ 2,3 bilhões.
No evento, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, lançou o Programa Fiems Atuante, que visa levar qualificação profissional e atendimento médico-odontológico aos municípios do Estado e apresentado um balanço dos últimos dez anos do Sistema Indústria no Estado. “Hoje, a Fiems tem ações implantadas em praticamente todos os 79 municípios do Estado e estamos convictos de que avançamos naquilo que é fundamental para o crescimento: a geração de empregos por meio da força da indústria”, avaliou Longen, explicando que o Fiems Atuante se trata de um produto inovador que usará a estrutura do Senai para direcionar as ações de qualificação profissional de acordo com a demanda das regiões dos municípios, além de levar atendimento médico-odontológico, ginecológico e oftalmológico e proporcionar inclusão digital, por meio de unidades móveis do Sesi. “A estrutura dos cursos e atendimentos gratuitos do Sesi e Senai envolverão 100 salas de aula móveis”, reforçou.
Fotos: Chico Ribeiro/Subcom
Com informações de Paulo Yafusso (Subcom) e Fiems