Uma das questões centrais para criar galinhas saudáveis e produtivas, além de evitar as doenças, é a correta alimentação para galinhas, e devido a sua importância, este é um dos tópicos que suscita mais dúvidas entre criadores. Uma das questões principais na hora de definir qual a alimentação para galinhas que você deve fornecer é que nem sempre o que as galinhas comem é o mesmo que o que elas deveriam comer, ou seja, elas são aves extremamente adaptáveis, mas o fato delas aceitarem determinado alimento não significa necessariamente que aquela seja a melhor alimentação para as suas galinhas.
As galinhas, assim como os seres humanos, comem uma grande variedade de alimentos e na prática, você verá que sua galinha pode comer as mais diferentes opções, e cabe a você, criador, evitar que ela coma alimentos que possam fazer mal à sua saúde, e que as galinhas tenham em quantidade adequada os alimentos que são benéficos.
ALIMENTAÇÃO PARA GALINHAS: COMO MANTER A GALINHA SAUDÁVEL?
Um criador, tando o profissional, quanto aquele que deseja criar galinhas no quintal de sua casa, pode tomar como base da alimentação de sua criação de galinhas as rações industrializadas, que em geral contem uma formula equilibrada, como proteínas, minerais e outros nutrientes, que irão suprir as necessidades das aves.
Em alguns casos apenas a ração poderá não ser suficiente para que as galinhas tenham todos os nutrientes necessários para a sua saúde, um bom exemplo disso é quando estamos criando galinhas podeiras, dependendo das qualidades do plantel e da produção de ovos, elas irão necessitar de bastante cálcio, e apesar das boas rações para galinhas podeiras conterem esse nutriente, é sempre bom oferecer aos animais outra fonte complementar. Em lojas especializadas, é possível obter suplementos de cálcio que podem ser adicionados à ração, complementando a dieta das aves, contudo é importante que você tenha orientação de um veterinário antes de tomar qualquer decisão.
Para variar a alimentação para galinhas, especialmente para pequenos criadores, vale também oferecer pequenas quantidades de outros alimentos, que podem inclusive ser “restos” da alimentação humana, como arroz, verduras e legumes, isso inclusive irá ajudar a diminuir os custos com ração e milho. Há uma grande variedade de exemplos de comidas que as galinhas apreciam: restos de torradas ou migalhas de pão, cascas de batatas, uvas passas, folhas de vegetais como cenouras e rabanetes. Vale lembrar que esses alimentos não devem ser dados em detrimento da ração, pois pode acabar ocasionando um desequilíbrio nutricional. Também é preciso variar os alimentos oferecidos. Exagerar na quantidade de qualquer tipo de alimento é prejudicial para as galinhas, pois proteínas em excesso podem causar problemas de rins; oferecer muitos carboidratos, como pães ou torradas, as fará engordarem excessivamente.
ALIMENTAÇÃO PARA GALINHAS: O QUE NÃO DEVO OFERECER AS GALINHAS?
Alguns alimentos, apesar de parecerem inofensivos à primeira vista, são péssimas opções para alimentar as galinhas, e podem mesmo ser letais. Um dos exemplos clássicos é o abacate. Essa fruta, sobretudo em sua casca, contêm grandes quantidades de uma substância chamada persina, que é extremamente tóxica para as aves. Outra delícia que contém químicos tóxicos para as aves é o chocolate, que está cheio de teobromina.
Outro erro é dar às galinhas cascas de batatas verdes, que contém ainda outra substância perigosa para as aves, a solanina. Não existe nenhum problema de entregar cascas de batatas normais a elas, mas as verdes devem ser evitadas. Na mesma lógica, vale lembrar que as galinhas devem receber alimentos de qualidade, portanto, lembre-se que não tem problema entregar restos de alimentos para elas comerem, mas isso não significa que elas podem consumir alimentos estragados ou apodrecidos.