De formação eclética e com reuniões periódicas e produtivas o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Mato Grosso do Sul (CEDRS) é no contexto da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar do Estado (SEPAF), um dos braços mais ativos e promissores no que diz respeito ao trabalho realizado em prol dos agricultores familiares.
Conhecedor deste potencial, o Secretario de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Mendes Lamas, solicitou, em recente reunião do conselho, o empenho de seus coordenadores no fortalecimento dos conselhos municipais orientados pelo CEDRS.
Os conselhos municipais, formados por entidades e órgãos dos mais diversos, é que, segundo ele, vivenciam o dia a dia e percebem mais diretamente as demandas do produtor. “Se fortalecidos, esses conselhos ganham em eficácia e tornam, por consequência, o trabalho do CEDRS muito mais dinâmico”. Conclui o Secretário.
Para o secretario executivo da CEDRS, Carlos Gonçalves, a solicitação do Secretario vem no oportuno momento em que era prevista uma revisão e posterior revitalização dos conselhos. “Vamos verificar as necessidades e demandas de cada conselho, acertar suas formações e oferecer, também, cada vez mais espaço para a participação da comunidade”.
Os Conselhos de cada município são compostos por representantes de órgãos ligados ao setor produtivo local, e o Conselho Estadual trabalha em parceria com diversas entidades do setor publico e da sociedade civil.
CEDRS –Tem como missão promover a articulação e a cooperação institucional para a integração das politicas publicas, visando o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul.
CMDRS – Tem como missão propor diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas, constituindo-se em espaço de articulação, integração e cooperação.