Agricultores apostam no cooperativismo para fortalecer negócios

Categoria: Geral | Publicado: domingo, dezembro 6, 2015 as 05:22 | Voltar

  • Atualmente, a Cooperativa conta com 209 cooperados, de vários portes (da agricultura familiar à empresarial)
Há 17 anos, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região de Pedro Afonso, que abrange também os municípios de Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Rio Sono, Guaraí, Fortaleza do Tabocão, Miracema, Santa Maria do Tocantins, Guaraí, Tocantínia, Itacajá, Itapiratins, Goiatins, Recursolândia e Centenário.
Atualmente, a Cooperativa conta com 209 cooperados, de vários portes (da agricultura familiar à empresarial), e atua fomentando pesquisas, fornecendo insumos e serviços técnicos de alta qualidade, prestando serviços na área de armazenamento e comercialização de grãos, além de dar assessoramento e assistência técnica ao produtor rural.
Neste ano, a Coapa recebeu 23 novos cooperados que estão instalados nos municípios de Pedro Afonso, Santa Maria do Tocantins, Bom Jesus do Tocantins, Guaraí e Rio Sono.
O produtor Armando Schulz veio do município de Astorga (PR), chegando no Tocantins em 2008. Mexia apenas com gado e resolveu trabalhar também com a produção de soja. Por causa dessa nova visão do seu empreendimento, o produtor procurou a Coapa para tornar-se um cooperado e há cerca de dois meses entrou para o quadro social.
"Achei melhor estar cooperado, pois na hora de comprar algum produto para o meu negócio, estando em uma cooperativa, facilita na aquisição; além de ajudar a gente, prestando assistência técnica e com orientações pra nós produtores", explicou. Armando tem a expectativa de aumentar a área de plantio da soja, que hoje conta com 220 hectares.
Outro produtor da região é Walter de Oliveira, do município de Tupirama, que faz parte do Conselho de Administração da Coapa. Walter também veio do Paraná e há dois anos está integrando o Conselho. "No Paraná também fazia parte da cooperativa e quando vim pra cá, também busquei a cooperativa para me associar. É uma forma de ajudar os produtores e a gente", explicou. O produtor planta soja e outros grãos, e veio para o Tocantins porque viu a oportunidade de expandir a sua produção.
Fortalecimento da Coapa
Para o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, os cooperados fortalecem a instituição e também a economia da região. "A adesão de novos cooperados está sendo sensacional para nós. Vejo por duas vertentes. Primeiro a econômica, pois fortalece os nossos negócios. A entrada de novos produtores de grãos agrega à cooperativa e ajuda na diminuição de custos do armazém", destacou.
Khouri também comentou sobre o lado social da instituição. "A outra vertente é a social. Muitos destes novos cooperados já eram associados às cooperativas no Sul do Brasil e tem uma visão avançada da importância do cooperativismo moderno. Eles vem somar forças com quem já está na Coapa nestes quase 20 anos de história", explicou. "Buscamos não só o fortalecimento econômico, mas também o social. Que os novos cooperados participem de nossos projetos, como o Núcleo Feminino e a Comissão Juvenil, que visam fortalecer o quadro social da Coapa", finalizou o presidente.
Já para o superintendente da Coapa, José Rander Lopes, a credibilidade nos aspectos técnicos (recepção, armazenamento e comercialização de grãos), bem como a profissionalização dos processos da cooperativa, tem atraído novos associados, de todos os portes. "Os novos cooperados que já participavam de ações cooperativas em seus estados de origem vão somar muito às nossas ações e crescer conosco", destacou.
Como se associar
O interessado em se associar na Coapa poder preencher uma proposta fornecida pela própria instituição, apresentando os documentos solicitados. Em seguida é feita uma criteriosa avaliação e dado um parecer pela aceitação do interessado.
Depois de ser aceito na cooperativa, o cooperado deverá frequentar o primeiro curso básico de cooperativismo e/ou associativismo que é oferecido aos novos associados.
EBC

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.