Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) realizou, no último domingo (4), o sorteio de 212 lotes na fazenda El Assal, adquiridos através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), do antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), atual Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário.
O diretor presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, participou do sorteio e manifestou a disposição do governo estadual em apoiar a agricultura familiar. “É determinação do governador Reinaldo Azambuja que a Agraer esteja presente nos 79 municípios. Os escritórios locais estão a serviço dos agricultores familiares”, disse.
Durante todo o domingo as famílias de trabalhadores rurais, estiveram visitando os lotes com módulos em média, de cinco hectares. Os trabalhos foram acompanhados pela coordenadora do Crédito Fundiário pela Agraer, Tânia Regina Minussi.
Agora, os trabalhadores sorteados estão empenhados em juntar a documentação necessária para dar entrada ao processo de financiamento.
O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma política pública do Governo Federal criada para que os agricultores familiares sem terra ou com pouca terra possam adquirir imóveis rurais. O programa funciona como uma política complementar à reforma agrária, uma vez que permite a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação.
Além da terra, o financiamento – que tem juros e prazos bem acessíveis – disponibiliza recursos para infraestrutura básica e produtiva, acompanhamento técnico e o que mais for necessário para que o agricultor possa se desenvolver de forma independente e autônoma. Gerido pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), o programa, desde sua implantação, já beneficiou mais de 136 mil famílias em todo o País.