Dourados (MS) – Engajada em uma produção de qualidade, rentável ao agricultor familiar e, ainda, comprometida com o respeito ao meio ambiente, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) está participando de 16 a 19 de novembro da Agroecol 2016, cujo tema central é “Agroecologia e soberania alimentar: saberes em busca do bem viver”.
Na noite da última quarta-feira (16) foi realizada a abertura oficial da Agroecol. A solenidade contou com a presença do diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, que destacou a importância dessa linha produtiva. “É determinação do governador Reinaldo Azambuja fomentar a agricultura familiar e não se esquecendo da produção orgânica”.
O evento é voltado aos agricultores, técnicos da extensão rural, pesquisadores, professores, gestores, estudantes, consumidores de produtos agroecológicos/orgânicos e outros interessados pelo tema, oriundos de diferentes segmentos da sociedade.
Para o superintendente da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), Edwin Baur, o poder executivo estadual vem se desempenhando para que a agroecologia tenha espaço na pasta da agricultura. “Criamos um departamento de agroecologia na Secretaria comandado pela profissional Francimar Peres, também apoiamos as ações da APOMS, temos incentivado a Iagro na construção de iniciativas voltadas a agroindústrias. Além de fomentarmos atividades com algodão colorido, média de 160 produtores, fruticultura e o boi orgânico da região do Pantanal”, enfatizou.
Com conferência magna, palestras, discussões em grupos, mesas redondas, minicursos e oficinas, vídeos de curta duração, apresentação de trabalhos técnicos, técnico-científicos e de experiências individuais e coletivas em agroecologia, a Agroecol engloba: II Seminário de Agroecologia da América do Sul; I Jornada Internacional de Educação no Campo; VI Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul; V Encontro de Produtores Agroecológicos de Mato Grosso do Sul; II Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de MS.
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Embrapa Agropecuária Oeste, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a própria Agraer são as instituições responsáveis pela realização dos eventos.
Compuseram a mesa de honra do evento o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, o superintendente da Sepaf, Edwin Baur, a presidente da Associação Brasileira de Agroecologia, Irene Cardoso, o presidente da Cresol e coordenador da produção orgânica de MS, Olácio Komori, o chefe-geral da Embrapa, Guilherme Asmus, representante da pró-reitoria de Cultura da UFGD, Emerson Machado Carvalho, o secretário municipal de Agricultura e Economia Solidária, Landmark Ferreira, e Zélia Pereira membro da comissão organizadora da Agroecol, e o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Milton Padovan.