Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), realizou de 12 à 20 de maio a operação especial com foco no desempenho em extintores de incêndio.
As fiscalizações aconteceram nas empresas que realizam manutenção e recarga em extintores de incêndio na capital e na cidade de Dourados e 11 estabelecimentos foram visitados. Trinta e sete extintores foram verificados sendo que sete foram reprovados. As maiores reprovações ocorreram nos extintores de incêndio com carga de dióxido de carbono (CO₂). Também houveram índices insatisfatórios em extintores com carga de Água, pó BC e pó ABC.
Os testes executados foram tolerância de carga e rendimento e acionamento de extintor.
De acordo com o Diretor Presidente Nilton Pinto, o índice de produto insatisfatório em relação aos testes realizados foi de 19%. O mais importante foi que nenhum extintor apresentou falha de acionamento durante os ensaios.
Os consumidores que necessitarem de esclarecimentos podem obter informações através da Ouvidoria da AEM/MS pelo número 0800 67 5220