Campo Grande (MS) – A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), com apoio da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), enviou 28 técnicos de seu quadro funcional para participar da 23ª edição da Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec), em Holambra (SP). A ação integra a formatação do Plano de Desenvolvimento da Horticultura no Mato Grosso do Sul.
Para o Coordenador de Programa Estadual de Horticultura, o engenheiro agrônomo Altair Luiz da Silva, a participação em evento nacional agrega valor a elaboração do projeto. “A excursão é um divisor no trabalho de elaboração do programa de horticultura que está em andamento. As tecnologias como a genética de sementes, mudas e enxertia, manejo biológico, nutrição, plasticultura, irrigação, estufas, equipamentos de tecnologias de controle e monitoramento nos chamaram muito a atenção. É realmente uma oportunidade ímpar oferecida pelo Governo do Estado”, declarou.
Entre as palestras e apresentações, Altair destacou a apresentação do ‘Projeto Mais’, da Empresa Seminis, devido ao modelo agrícola de inovação sustentável. “Na estrutura conferimos demonstração de variedades, manejo e investimentos voltados para plantação de tomate em cultivo protegido. Muito interessante”, avaliou.
Para Altair, outra apresentação importante foi a dos experimentos da Agristar, realizada em evento paralelo a Hortitec. “Presenciamos no campo, diretamente nas estufas, o resultado das principais cultivares que a empresa dispõe. São produzidas sementes para hortifruticultura, variedade de hortaliças e frutas resistentes às principais pragas e viroses existentes, além do lançamento de novas variedades, inclusive com degustações de produtos”, revelou.
Segundo o agrônomo é consenso entre os participantes que a excursão é um divisor no trabalho de elaboração do programa de horticultura que está em andamento sob sua coordenação na Secretaria. “Conferir as novas tecnologias, participar de tão importante aperfeiçoamento técnico é fundamental para garantir sucesso no desenvolvimento do Programa”, finalizou.
A Hortitec que começou no dia 22 e termina nesta sexta-feira, 24 de junho, quando a comitiva retorna para Mato Grosso do Sul.
Texto: Kelly Ventorim, assessora de comunicação da Iagro e Sepaf.