Mais verificações de bombas medidoras de combustível líquido foram realizadas entre os dias 22 de março e 26 de março pela AEM-MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e delegado do Inmetro. O trabalho foi realizado nos municípios de Costa Rica, Figueirão e Alcinópolis.
Em Costa Rica foram verificados 47 bicos com índice de reprovação de 11%, em Alcinópolis o índice de reprovação foi de 13% num total de 15 bicos verificados e no município de Figueirão, 50% dos 6 bicos fiscalizados foram reprovados.
Os motivos das reprovações foram diversos: Ausência de informações obrigatórias, sistema de desligamento automático superior a 60 segundos, erro máximo admissível, mau estado de conservação. Não houve autuação para os detentores de instrumentos nos municípios fiscalizados.
De acordo com o presidente da AEM-MS, Nilton Pinto Rodrigues, “Nossa atividade consiste em fiscalizar 100% das bombas de combustível do nosso Estado, não apenas os locais denunciados”
Com informações de Luciana Boni Cogo, diretora Técnica da AEM-MS.