Um pedaço de alcatra, uma máquina de serra, experiência com carnes e uma polêmica eleição americana. Esses foram os ingredientes que levaram um açougueiro de Sorocaba (SP) a criar o que chamou de “T-Rump Steak”, um corte da carne angus com osso em formato de T, em homenagem à vitória do candidato republicano Donald Trump, eleito na semana passada como presidente dos Estados Unidos.
A peça é diferente do famoso T-Bone, que também tem um pequeno T separando os pedaços de contra filé e filé mignon. O T-Rump Steak é um pedaço de alcatra de boi angus britânico. O osso da bacia, quando cortado, tem o formato de um T. “É um corte que nunca foi usual. É simples, mas precisa conhecer a genética do animal”, conta o açougueiro Alder Lopes. A nomenclatura é um trocadilho com “rump”, que é alcatra em inglês, e a primeira letra do nome do republicano.
“Hoje se fala muito no corte do lombo, querendo adquirir contrafilé e filé mingnon. O alcatra e até mesmo a maminha estão meio esquecidos, falando em nível de carnes especiais que é a partir do angus. Agora, com o osso, você consegue agregar muito valor de sabor na carne, deixa mais macia. Eu já vinha há algum tempo pensando nisso. Então quando o Trump ganhou – e eu não achava que ele ganharia – eu tive essa ideia e criei um corte novo”, conta.
O açougueiro diz que o nome, apesar de parecido, não tem ligação com a empresa de Trump que vende carnes nos EUA, a Trump Steaks. “Acho que nem eles têm o corte do T-Rump Steak”, brinca.
A novidade chamou atenção de clientes que visitam o local e também de internautas. O açougueiro conta que em menos de uma semana foram mais de 40 cortes vendidos.
A recomendação é que o “T-Rump Steak” seja servido da forma tradicional: temperado com sal grosso e grelhado na churrasqueira. A carne é vendida a cerca de R$ 80 o kilo, mas também pode ser consumida no local, já pronta, por R$ 150 a peça com cerca de 800 gramas que serve duas pessoas.
Ainda na onda das eleições, Lopes diz pensar em um corte para a candidata democrata Hillary Clinton. “Já tenho algumas ideias, mas ainda não posso falar”, conta.
Fonte: G1, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.