Campo Grande (MS) – Ação do Governo do Estado, intermediada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) garantiu junto à Receita Federal a doação de um cavalo mecânico, uma carreta Scânia e pneus para atender as atividades da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em todos os municípios sul-mato-grossenses.
Os produtos são fruto de apreensões realizadas pela Receita Federal. “A Semagro elaborou projeto solicitando doações de veículos e outros equipamentos para serem utilizados nas ações e atividades da secretaria. Após avaliação, a Receita Federal aceitou e encaminhou as doações para o Governo do Estado”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro. Além da carreta Scania, também foram doadas 63 unidades de pneus para atender a carreta, motos e veículos de passeio.
“Em três anos nós transportamos 10 mil toneladas de calcário em todos os 79 municípios do Estado. Esse trabalho é fundamental para a recuperação das terras e com isso os produtores conseguem corrigir o solo podendo aumentar a qualidade e produtividade em suas lavouras. Essas doações são fundamentais para que o governo do Estado continue realizando esse trabalho e atendendo esses produtores. Os pneus também são de extrema importância porque garantem a manutenção dessa carreta por bastante tempo, evitando que esse trabalho seja interrompido”, explica o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira Borges.
“É uma grande satisfação poder colaborar com o estado de Mato Grosso do Sul com as destinações de veículos e mercadorias apreendidas. Entendemos que faz parte da função social da receita federal não apenas arrecadar tributos e fiscalizar o comércio exterior, mas também nas medidas das possibilidades do órgão, fazer essas doações para diversos entes federativos e entidades de assistência social”, conclui o Inspetor Chefe da Receita Federal Thiago Hering.
Cadastro Ambiental Rural
Para atender a uma necessidade do órgão federal, a área da alfândega da Receita Federal em Mundo Novo foi devidamente inscrita no Cadastro Ambiental Rural (CAR), serviço realizado pela Agraer daquele município. A unidade alfandegária da Receita Federal está localizada na divisa entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul e fronteira com o Paraguai e próximo ao assentamento Pedro Ramalho. O documento com a inscrição no CAR foi entregue pelo diretor-presidente da Agraer, André Nogueira.
Texto: Lívia Miranda – Agraer
Fotos: Neia Maceno – Agraer