O presidente executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, participou de audiência realizada na terça-feira (4) na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), para discutir a crise na suinocultura brasileira.
Representantes de produtores e das agroindústrias estiveram no encontro, que teve como principal pauta a preocupação do setor com o equilíbrio das contas frente às elevações dos custos de produção (com a alta do milho) e a recessão econômica – que tem impactado nos níveis de consumo dos produtos.
“A recente notícia enviada pelo Ministério da Agricultura sobre a agilização dos procedimentos por parte da Coreia do Sul – um dos maiores importadores de carne suína do mundo – é celebrável neste momento em que incrementamos nossos esforços para exportar, como forma de equilibrar a oferta interna. Com a desaceleração econômica, tem sido um desafio contrabalançar a conta entre custos e rentabilidade”, disse o ex-ministro Turra (gestão FHC) em nota.
Segundo ele, soma-se a esse contexto o fato de o preço do milho não estar caindo o suficiente, o que tem gerado incertezas. “Isso deixa claro a necessidade da liberação das importações dos Estados Unidos e também de tornar mais fluido o processo de importação do cereal dos campos da Argentina e do Paraguai. Na audiência, aproveitamos para tratar de outras questões que consideramos primordiais, como a ampliação da oferta de recursos para capital de giro”, destacou o presidente da ABPA.
A audiência foi proposta pelos deputados Jerônimo Goergen (PP-RS), Dilceu Sperafico (PP-PR), Jorginho Mello (PR-SC) e Evair Vieira de Melo (PV-ES). Também participaram o diretor do Departamento de Crédito e Estudos Econômicos da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wilson Vaz de Araújo, o assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Victor Miguel Ayres, e o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes.
Censo Agropecuário
Na capital federal, no dia seguinte (5), o presidente da ABPA participou ainda de audiência com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e com o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Rabello Castro. Na ocasião, foi solicitada a retomada do Censo Agropecuário, uma das mais importantes ferramentas de planejamento e consulta sobre o perfil do agronegócio brasileiro.
“A última edição do Censo Agropecuário ocorreu em 2006, o que é um período bastante longo diante da dimensão que o setor adquiriu nestes últimos dez anos. O agronegócio é dinâmico e demanda dados mais precisos. Nesse sentido, a atualização dos dados ganha uma importância estratégica para quem atua e planeja novos investimentos”, analisou Turra.
carnetec