Ao mesmo tempo que há várias tendências afetando o ramo de embalo nos setores de carnes bovina e avícola, a estrondosa economia global, que tem propiciado cada vez mais vagas de emprego e impulsionado a ascensão da classe média, tem indiscutivelmente promovido a mudança mais significativa.
Durante a recessão econômica que começou em 2008, os consumidores tiveram que se conter mais em seus gastos e pender para o consumo de produtos a granel, ou mais em conta. Essa ênfase no custo levou ao crescimento de superlojas varejistas. Varejistaspremium do setor alimentício, no entanto, permaneceram resistentes, dado que alguns consumidores continuaram dispostos a pagar por produtos de qualidade superior, considerados mais frescos, ou mais convenientes.
À medida que a classe média cresce, amplia-se, também, a demanda por um embalo de alimentos que atenda o estilo de vida promissor dessas pessoas. Essas mudanças incluem uma migração para o embalo instantâneo para consumo rápido inserido em um estilo de vida cada vez mais célere. Tem havido, além disso, uma tendência em voga, nos últimos anos, apontando para porções individuais de alimentos e bebidas. Estilos de vida cada vez mais pautados por viagens de negócios e pela realização de várias tarefas diariamente, além do crescimento de famílias compostas por uma única pessoa, têm norteado essa demanda.
Na realidade, no relatório prospectivo (disponível para download ou aquisição, SOMENTE EM INGLÊS, no link) lançado pela PMMI, um executivo sênior de uma das redes atacadistas líder no mercado norte-americano afirmou que a demanda pessoal dos consumidores está gerando uma cadeia pessoal de suprimentos. Quando o custo se torna um entrave a menos, os consumidores almejam produtos que venham em embalagens que atendam suas necessidades e exigências específicas, quer eles sejam embalados em porções individuais, ecologicamente corretas, prontas para consumo, com vida útil estendida, ou que sejam fáceis de usar. Estilos de vida frenéticos também vêm estimulando o crescimento da produção de alimentos de conveniência e de refeições prontas para o consumo, que são identificados como práticos, porém não são, particularmente, opções alimentares saudáveis. Isso tem levado ao aumento da produção de alimentos indulgentes (deliciosos), porém saudáveis; de conveniência; com novos sabores; porções de tamanhos diferentes; embalagens diferentes; e alimentos totalmente inovadores.
Uma vez que os consumidores se tornaram mais conscientes em relação a sua própria saúde, tem havido, também, uma demanda crescente por alternativas saudáveis e convenientes, como, por exemplo, embalagens pouch (que ficam em pé) de carne de frango cozida, já cortada para ser utilizada em saladas; e carne bovina fresca embalada e preparada, porém não processada, bem como refeições à base de carne de frango. Independentemente das especificações da embalagem, a proliferação de Unidades de Manutenção de Estoque está levando os Fabricantes de Equipamentos Originais e o Setor de Bens de Consumo a acrescentar linhas de embalo (e a modificar as já existentes) para o empacotamento de embalagens de dose única.
O relatório prospectivo da PMMI é fruto de uma dinâmica diária de sessões especializadas na feira de exposições PACK EXPO Las Vegas 2015. Ao longo desse evento, 65 empresas participantes, do setor de bens de consumo, analisaram uma série de tópicos que se esperava impactar as indústrias de processamento e embalo em 2020 e muito mais além no futuro. Os resultados dessas ponderações foram: um debate aberto sobre a situação atual; de que modo ela pode avançar nos próximos dois ou três anos; e uma percepção sobre o que o Setor de Bens de Consumo e os Fabricantes de Equipamentos Originais podem fazer, em conjunto, para influenciar positivamente o futuro. Uma das principais descobertas advindas do debate foi a necessidade desses setores de trabalharem coletivamente para encontrar soluções que aliviem pressões em comum. A cadeia pessoal de suprimentos demandará uma colaboração que tem origem na fazenda e termina na cozinha do consumidor.
Um entrave em ascensão é o e-commerce. O fato de a Amazon Pantry (loja virtual na qual consumidores podem fazer suas compras de supermercado) e supermercados oferecem uma experiência de consumo completa e on-line que vem alterando o papel tradicional do setor de varejo. As expectativas do consumidor são atendidas, agora, instantaneamente, o que afeta o modo como os fabricantes de alimentos oferecem seus produtos, além de potencializar a tendência no sentido da escolha pessoal do consumidor. Um chefe de família que chega em casa do trabalho tem acesso, em seu celular, a opções infinitas de ingredientes para o jantar. Alguns produtos, no entanto, não obtém sucesso quando transpostos para o e-commerce, e há outros prováveis pontos de sinergia para que o e-commerce e o setor de varejo atuem em conjunto. Os varejistas estão focando maneiras de oferecer a experiência de consumo pessoal que os consumidores buscam. Essa tendência está pressionando varejistas on-line a alocar demandas de embalo e distribuição concernentes ao caminho percorrido da fazenda à mesa – algo que está norteando o sistema de distribuição e entrega, eu passa por mudanças constantes.
Os participantes do relatório prospectivo da PMMI também mencionaram várias tendências nos novos formatos de produtos e embalagens, salientando que os consumidores buscam alimentos frescos, desprovidos de aditivos; estes também procuram produtos que tenham uma história por trás. Outros pontos mencionados foram alterações no comportamento de consumo de alimentos pobres em nutrientes; gorduras boas; um novo olhar sobre alimentos congelados; e uma focalização na textura e transparência no processo de rotulagem.
Ao passo que a migração para a escolha pessoal dos consumidores influencia a necessidade da cadeia pessoal de suprimentos, a demanda do mercado, igualmente, direciona as necessidades de maquinário no Setor de Bens de Consumo. A heterogeneidade de consumidores impulsiona uma miríade de outros fatores externos, como a busca de funcionários habilidosos, regulamentações em constante modificação, etc. Exige-se, agora, do Setor de Bens de Consumo, a realização de esforços adicionais com a disposição cada vez menor de recursos. Tendo que fazer mais com menos, esse setor deve utilizar melhor os recursos de que dispõe tanto interna quanto externamente. Essa esfera da economia está se transformando, internamente, em uma equipe de trabalho multifuncional com uma ênfase maior no comprometimento por parte dos trabalhadores. Externamente, as empresas desse ramo econômico estão procurando ir além na relação transacional com seus fornecedores, na direção de uma relação mais transformacional, que seja caracterizada por um nível mais elevado de integração entre o Setor de Bens de Consumo e os Fabricantes de Equipamentos Originais para garantir que os objetivos projetados sejam claros, e que sejam cumpridos em todo o ciclo de vida do projeto.
Como as Unidades de Manutenção de Estoque vêm aumentando, os participantes do relatório prospectivo da PMMI exprimiram a necessidade de um equipamento multifuncional. Os vários tipos de embalagem hoje disponíveis no mercado precisam de agilidade e desenvoltura nas transições de equipamentos/linhas, que sejam mais econômicos tanto de uma perspectiva de gasto de capital quanto do ponto de vista do indicador Eficiência Global dos Equipamentos. Transições eficientes demandam equipamentos capazes de atender um sem-número de funções (flexibilidade), cujos componentes sejam fáceis de serem substituídos (modularidade), fáceis de serem utilizados pelos operadores (Interface Homem-Máquina favorável), seguros (para os operadores, que tenham design higiênico e que não contenham alérgenos) e que cumpram com a confiabilidade desejada e aperfeiçoamentos de eficiência (tanto nos equipamentos quanto nas linhas) de que as empresas do Setor de Bens de Consumo precisam. Um grande desafio para esse setor é encontrar o equilíbrio adequado entre equipamentos padronizados e customizados. O gerenciamento de equipamentos se dá graças a uma melhor compreensão do Custo Total de Propriedade do maquinário, e isso é crucial.
A Rede de Liderança de Excelência Operacional (tradução livre de: “OpX Leadership Network”) da PMMI (opxleadershipnetwork.org – SITE DISPONÍVEL APENAS EM INGLÊS) fornece recursos como “As Normas de Custo Total de Propriedade” (tradução livre de: “Total Cost of Ownership Playbook”) para auxiliar os fabricantes a terem um entendimento real dessa métrica importantíssima.
A premência e o desejo de trabalhar em conjunto têm sido raramente intensos entre o Setor de Bens de Consumo e os Fabricantes de Equipamentos Originais. Os primeiros estão encontrando parceria cada vez mais nestes. Como observado anteriormente, há um lacuna em algumas áreas das operações de fabricação do Setor de Bens de Consumo, abrindo uma possível oportunidade aos Fabricantes de Equipamentos Originais para preenchê-la. Isso exigirá uma mudança na mentalidade de ambas as partes para alavancar ao máximo a oportunidade.
— Sean Riley, diretor editorial da PMMI
Para ter acesso a uma cópia completa do relatório prospectivo da PMMI, acessewww.pmmi.org/Research/ResearchTrends.cfm?ItemNumber=27761 (DISPONÍVEL APENAS EM INGLÊS).
Sobre a PMMI
A PMMI, Associação para Tecnologias de Embalo e Processamento, é porta-voz de mais de 700 empresas norte-americanas fabricantes de equipamentos, componentes e material para processamento e embalo. Trabalhamos em prol de uma série de indústrias, ligando as empresas do setor de bens de consumo a soluções de fabricação por meio do portfólio de feiras de exposição PACK EXPO, mídia de negócios e uma ampla gama de recursos para promover nossos membros. As feiras de negócios PACK EXPO reúnem o universo dos setores de processamento e embalo para impulsionar as indústrias que atendem; são elas: PACK EXPO International, PACK EXPO Las Vegas, Pharma EXPO, PACK EXPO East, EXPO PACK Mexico, EXPO PACK Guadalajara e ProFood Tech, a ser realizada em abril de 2017. O Media Group da PMMI leva aos fabricantes as mais recentes soluções, tendências e inovações em processamento e embalo, durante o ano inteiro, por intermédio de marcas como Packaging World, Automation World, Healthcare Packaging, Contract Packaging e Packaging + Processing OEM. Os direcionadores de negócios da PMMI auxiliam os membros na busca de excelência operacional com iniciativas de aprimoramento da força de trabalho, oferece inteligência empresarial viável sobre economia, mercado e tendências da indústria para assistir as estratégias de crescimento dos membros e unir efetivamente a cadeia de suprimentos no decorrer do ano. Para obter mais informações, acesse os sites packexpo.com, pmmimediagroup.com (DISPONÍVEIS APENAS EM INGLÊS) e pmmi.org (EM INGLÊS E ESPANHOL).