Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Três Lagoas, junto com os produtores do Assentamento Vinte de Março, realizou um teste piloto para a produção de cebola safra de 2016, partindo do princípio que esta pode ser uma boa opção para diversificação de cultura aos produtores da agricultura familiar, já que este é um produto que tem grande demanda e a produção local é muito pequena. Diante da possibilidade de produção e o interesse de produtores, foi organizado um curso sobre o cultivo de cebolas para capacitação, trazendo muitas informações específicas sobre a cultura necessária para quem quer iniciar e nunca trabalhou antes com a cultura, informações como escolha correta da variedade e a sensibilidade da cebola ao fotoperíodo (período de luz disponível à planta) que é o que vai definir a formação ou não do bulbo, principal erro de quem planta sem conhecimento ou orientação técnica. Para início de produção foi escolhido o Híbrido IAC Solaris, que é indicado para plantio de verão nas regiões produtoras de cebola do Estado de São Paulo.
Sob a coordenação da gestora de desenvolvimento rural Sônia Hissae Komori a produção das mudas foi realizada em abril, no Viveiro de Mudas JCM da Associação do Assentamento Vinte de Março e distribuída no início de junho para os sete produtores, que já estavam com os canteiros preparados com calagem, adubação e sistema de irrigação prontos. Durante o ciclo foram realizadas adubações de cobertura de acordo com recomendações técnicas e o aparecimento de pragas e doenças foi praticamente nulo, houve alguns problemas mas de fácil controle.
A colheita foi realizada no mês de outubro e os resultados foram muito satisfatórios, com cebolas de ótimo padrão de comercialização e rendimento de 10 a 20 ton/há. Grande parte da produção já está contratada para ser entregue nas escolas estaduais via PNAE a R$ 6,06/kg, outros venderam em feiras e para os vizinhos. Para o próximo ano o grupo já pretende ampliar a área de plantio e antecipar o plantio para que possam produzir por um período maior, além de procurar outros mercados para destinar as vendas.