Vinte anos depois, servidores que atuaram na elaboração, se reencontram para trabalhar a atualização do plano
Principal fornecedora de alimentos básicos para a população, a agricultura familiar tem grande importância social e econômica para Mato Grosso do Sul e o País, produzindo alimentos, gerando riquezas e ocupações produtivas.
Atentos a essa realidade o Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, tem trabalhado para incentivar à revitalização dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), programa que teve inicio em 1996.
Nesse mesmo período teve inicio também a execução dessa política em Mato Grosso do Sul, conforme conta Carlos Gonçalves, secretário executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS/MS) que já estava na equipe do Estado, na época.
Segundo ele, foram instituídos 23 (vinte e três) conselhos municipais no Estado, com o apoio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), na linha de ação Pronaf Infra Estrutura, naquele começo.
Carlos comentou que, neste sentido, serve de exemplo o município de Fatima do Sul, onde perdura até os dias de hoje o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, instituído pela Lei Municipal Nº. 746, de 09 agosto de 1996, com atuação permanente.
Entre ações executadas em Fatima do Sul, Carlos destaca: o preparo do solo, terraceamento, recuperação de pastagens, plantio de ramas de mandioca, transporte de esterco, piscicultura, apoio à Prefeitura na manutenção das estradas vicinais, apoio às associações de agricultores familiares, atendendo 340 famílias.
Nas mesmas condições, o município de Taquarussu realizou um trabalho bastante intenso envolvendo o Conselho e tendo como base um documento elaborado em 1997, Plano de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária de Taquarussu.
Passados 20 anos, uma equipe da Secretaria de Agricultura de Fátima do Sul, procurou Carlos Gonçalves, na Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, por ser ele um dos autores do Plano de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária daquele município, para auxilia-los na sua atualização.
José Agnaldo Souza Lima, Secretário de Agricultura e Pecuária de Taquarussu, juntamente com Luzia Ferreira da Silva, da mesma pasta, e Antônio Carlos da Rocha, que acumula a experiência de já ter sido servidor do Estado na Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), estiveram com Carlos na intenção de firmar uma parceria para a elaboração de um novo plano, com formato mais próximo da realidade atual, considerando as novas normas, leis e tecnologias.
Para Carlos, o interesse do grupo na renovação de tão importante instrumento balizador das ações da secretaria que atuam demonstra o grande comprometimento com o desenvolvimento de Taquarussu. “Estaremos engajados nesta missão, com certeza. O Estado tem condições de auxilia-los e quem sabe utilizar o novo plano como modelo para outros municípios”. Completou.
Dentro de alguns dias, o grupo deve voltar a se encontrar, segundo Carlos, para ajustar o calendário de ações que nortearão as atividades de reestruturação deste novo plano.
Kelly Ventorim