Campo Grande (MS) – Em reunião no auditório da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), neste quarta-feira (21), representantes de diversas instituições do setor produtivo e de órgãos públicos estaduais e federais envolvidos diretamente no comércio exterior criaram o Comitê Gestor Estadual do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). O Comitê visa ampliar a base exportadora do Estado ao desmistificar o comércio exterior, provando aos micro e pequenos produtores que é mais fácil do que se imagina conquistar o mercado internacional.
Participaram da reunião representantes do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul), Fiems (Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul), Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), Banco do Brasil, Universidades estadual e federal, e, pelo governo do Estado, da Semagro e Secretaria de Fazenda. O coordenador de Cooperação Técnica Internacional e Comércio Exterior da Semagro, Luciano Rodrigues, foi escolhido para coordenar o Comitê Gestor, tendo representante da Famasul como adjunto.
A missão do Comitê Gestor é fomentar o diálogo entre essas instituições e órgãos públicos para que cada um contribua com sua parte no sentido de facilitar os trâmites de exportação aos micros e pequenos empresários que desejarem colocar seus produtos no mercado internacional. E o passo seguinte é levar essas informações ao público alvo, o que acontecerá por meio de um curso básico de 8 horas no dia 21 de agosto, com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Nesse curso o objetivo é despertar o interesse dos empresários em exportar sua produção. Isso feito, eles podem participar de outros cursos mais avançados em que os trâmites do comércio exterior são detalhados, explica Luciano Rodrigues. O curso é gratuito e mais detalhes – como local e inscrições – serão divulgados em breve pelo Comitê.
Luciano Rodrigues saliente que, no mesmo sentido, a Famasul promove, no dia 19 de julho, o seminário da Interagro (Rede Agropecuária de Comércio Exterior) voltado aos setores de ovinos vivos, piscicultura e apicultura. Nesse seminário será apresentado o Plano Nacional da Cultura Exportadora e outros painéis ensinando o passo a passo ao produtor que deseja conquistar o mercado internacional.
Talvez o trabalho mais importante do Comitê Gestor seja convencer os micros e pequenos empresários que eles têm plenas condições de vender seus produtos no exterior, observa Luciano Rodrigues. Um exemplo que a ser citado é de uma empresária de Campo Grande que produz velas e já exporta até para Israel. “Não importa o tipo de produto, sempre haverá um comprador interessado em algum país. O que precisamos é fazer essa interface”, diz.
O interesse de Mato Grosso do Sul em fomentar as exportações junto aos pequenos empresários não é à toa. Embora figure com destaque no ranking nacional do comércio exterior, isso se deve a poucas empresas que vendem, sobretudo, grãos, carne e celulose. “Mais de 95% de nossa base empresarial é composta por micros e pequenos empreendedores. E essa gente está, na quase totalidade, fora do comércio exterior”, diz Luciano Rodrigues. Ao fomentar a cultura exportadora o Estado se capacita para ser a grande estrela nacional da exportação.