Corumbá (MS) – O evento, que integra o PROPEQ (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios), com realização do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Semade (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), aconteceu no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá, administrado pelo Sesc no Porto Geral.
“O que nós fazemos aqui hoje é mostrar que existem oportunidades quando há vontade. E devemos criá-las para o fortalecimento e o estabelecimento de um diálogo efetivo com as micros e pequenas empresas da região do Pantanal”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja, que esteve presente para acompanhar as atividades.

Governador destacou diálogo aberto com micros e pequenas empresas. Foto: Afranio Pissini – Sebrae MS
Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do Estado, ressalta a evolução do PROPEQ ao longo de todas as edições da Rota do Desenvolvimento; que já havia passado por Nova Andradina, Coxim, Dourados e Três Lagoas; e ainda tem Bonito como próximo destino nos dias 26, 27 e 28 de abril.
“Nos propusemos a trabalhar de uma forma interativa para resolver os problemas dos pequenos negócios. O intuito é que continuemos a manter o crescimento que o estado apresentou em 2015, já que somos o terceiro estado de menor impacto diante da crise econômica no país. Para 2016, que nós possamos repetir os indicadores positivos, com Mato Grosso do Sul se destacando na geração de emprego e no crescimento do PIB.”, frisou.

Painel destacou empreendedorismo feminino. Foto: Afranio Pissini – Sebrae MS
Para o superintendente do Sebrae em MS, Cláudio Mendonça, a parceria público-privada é chave para que o êxito do evento. “É um esforço conjunto de mais de 30 entidades, entre órgãos públicos e instituições de classe”. Segundo ele, as orientações e capacitações dão segurança para quem deseja abrir um negócio.

Luciana Azambuja (Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres) conduziu a Roda de Conversa Feminina: Autonomia Econômica transformando a Vida de Mulheres. Participaram Cláudia Araújo, professora do Programa de Pós-Graduação da UFMS, Cristiane Santana, gestora de Políticas Públicas de Corumbá, Maria Clara Porfírio, Defensora Pública e Paula Oruê, delegada de Polícia Titular da Delegacia da Mulher de Corumbá. Foto: Afranio Pissini – Sebrae MS
Temáticas e participação do público
Durante três dias, a Rota do Desenvolvimento levou informações sobre finanças, com Gustavo Cerbasi, empreendedorismo feminino, tecnologia, meio ambiente, integração na fronteira, inovação, pesquisa, mídias digitais; entre outros. A rodada do Fomenta reuniu ainda micros e pequenas empresas com representantes de órgãos públicos e gerou expectativa de negócios de R$ 900 mil; além das orientações sobre participação em processos licitatórios. Cursos, palestras, oficinas, painéis temáticos e workshops foram responsáveis por reunir o público em geral.

Fomenta gerou oportunidades aos pequenos negócios. Foto: Afranio Pissini – Sebrae MS
Cláudio Sousa, coordenador de projeto do Balneário Iracema, foi em busca de informações sobre questões sanitárias, ambientais e de gestão para transformar uma área da propriedade de seu sogro em reserva protegida, aliando as belezas naturais ao ecoturismo e turismo de aventura. “Excelente iniciativa (a Rota do Desenvolvimento). Dá acesso para o público ao conhecimento e alerta sobre gestão profissional”, afirma.
Já Joselaine Souza, que tem três anos de experiência na venda de semijoias, pretende se tornar microempreendedora individual (MEI) daqui a quatro meses. “Descobri que posso ganhar dinheiro sendo dona do meu próprio negócio, mas ainda falta bastante coisa. Vou me planejar”, garante.
Serviço
O evento conta com a parceria técnica do Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest, Senat, e Sistema OCB/MS. Apoiam a ação: Amems, Assomassul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems, Fundect e UFMS. Realizaram atendimento especializado durante o evento: Agenfa; Core/MS – (Conselho Regional dos Representantes Comerciais do MS); Corpo de Bombeiros Militar; Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do MS); Fundtur Pantanal; Fuphan; Imasul (com Licenciamento e Cadastramento Ambiental Rural); OCB/MS; Prefeitura Municipal de Corumbá; Receita Federal; Sebrae; Secretária de Indústria e Comércio; Senac; Senai; Senar; Sesc; Sesi; Sirecom; Subjuv (Subsecretaria da Juventude); e Vigilância Sanitária.
Fonte: Bruno Navarros – Imprensa Sebrae MS