Campo Grande (MS) – A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), em parceria com o Sebrae, realizam eventos nesta semana (21 e 22) para implantação da viabilidade municipal dentro do projeto da Redesim que aconteceu ontem em Chapadão do Sul e Costa Rica.
Com mais estes 2 municípios, a Jucems já tem a viabilidade Municipal da Redesim implantada em Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Maracajú e São Gabriel do Oeste.
A proposta da Jucems, em parceria com o Sebrae, é implantar a Redesim em 15 municípios do Mato Grosso do Sul até o mês de novembro de 2015, cobrindo grande parte dos 22 municípios em que a Jucems possui escritórios regionais, incluindo a sede em Campo Grande.
O projeto da Redesim é desenvolvido em parceria com o Sebrae. A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) é um sistema único e integrado, criado pela Lei 11.598/2007, que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.
Esse sistema integra todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet (toda a plataforma é informatizada).
O Redesim já está em operação nos municípios de Campo Grande, Maracaju, Corumbá, São Gabriel do Oeste e Coxim. Conforme o presidente da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul (Jucems), Augusto Ferreira de Castro, até final de 2015, o Redesim estará implantado em 15 municípios. “O Redesim está sendo implantado em 22 municípios, o que corresponde a 80% das empresas de Mato Grosso do Sul. O sistema faz a integração das informações para dar mais agilidade na abertura de empresas. Trata-se de um sistema informatizado no qual a Jucems, como órgão integrador, recebe os dados e repassa para o órgão gestor da prefeitura e para a Receita Federal também. As informações são transmitidas online. A prefeitura recebe a informação e responde se a empresa esta regular, se determinado tipo de empreendimento pode ser aberto naquele local ou não, se é uma empresa de baixo, médio ou alto risco, entre outras informações” afirma Augusto.
Facilidade, simplificação, agilidade e segurança de processos e diminuição do tempo de abertura de empresas, com adaptação aos novos sistemas, são os objetivos do Redesim. “Queremos facilitar o cadastro e diminuir o tempo de abertura de uma empresa. Ações conjuntas entre a Jucems e as 22 prefeituras onde está sendo implantado o sistema integrado promovem uma gestão eficiente e estabelecem uma relação de parceria para melhoria dos processos” destacou o presidente da Junta.
Capacitações
No mês de outubro, as equipes estarão em Cassilândia, Paranaíba e Rio Brilhante. Em novembro, será a vez de Aquidauana, Anastácio, Ladário e Jardim.