Campo Grande (MS) – A indústria inaugurada nesta segunda-feira (25) pela Coamo em Dourados é a demonstração efetiva do resultado proporcionado pela política de desenvolvimento industrial implantada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. A nova indústria recebeu investimentos de R$ 780 milhões e vai processar 3 mil toneladas de soja/dia na produção de farelo e óleo de soja refinado.
“Essa inauguração é o resultado do ambiente de negócios proporcionado pelo Governo. Recebemos o maior investimento em esmagamento de soja no país. Mato Grosso do Sul foi escolhido em função da nossa estratégia e dos instrumentos que temos para atrair e viabilizar esse tipo de empreendimento”, afirmou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que participou da inauguração em Dourados.
No evento, a Coamo recebeu, das mãos do governador Reinaldo Azambuja, a Licença de Operação, emitida pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), para o início do funcionamento do parque industrial em Dourados. A solenidade também contou com a presença da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Todo o processo para a instalação da unidade industrial da Coamo em Dourados foi acompanhado e apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Semagro, desde o início das negociações, em 2016. O ambiente de negócios proporcionado pelo Governo para a viabilização do empreendimento foi destacado pelo presidente da Coamo José Aroldo Gallassini.
“Quero aqui agradecer ao governador Reinaldo Azambuja e ao secretário Jaime Verruck pelo apoio durante os anos de negociação e implantação da nossa indústria. Acreditamos na força do homem do campo há 49 anos e chegamos aos 29 mil associados em Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná. Essa unidade vai possibilitar a expansão de nossos negócios no Brasil e as exportações de farelo de soja para a Europa”, afirmou José Aroldo.

O secretário Jaime Verruck e o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini. Ação efetiva do Governo do Estado foi destacada pelo pela Cooperativa.
O titular da Semagro lembrou que “nós fomos convidados a participar da assembleia da Coamo na qual foi aprovada a instalação da indústria em Mato Grosso do Sul e acompanhamos todo o processo, desde a questão dos incentivos fiscais e o financiamento por meio do FCO. Também tivemos o total comprometimento da empresa e do Imasul em todos as etapas necessárias para o licenciamento ambiental, tanto que a indústria recebeu hoje a sua Licença de Operação. Todo o projeto foi executado em 27 meses”.
A ministra Tereza Cristina, relembrou a época em que foi secretária estadual de Desenvolvimento Econômico e todos sonhavam com a expansão do processo de industrialização do Estado. “Não tenho dúvidas de que este é um sonho realizado. Dourados está recebendo a maior processadora de soja da América Latina e isso é um passo muito importante para nosso país e também para o processo de industrialização de Mato Grosso do Sul”, afirmou.
O governador Reinaldo Azambuja destacou a alegria de viver este momento. “Agradeço a confiança da Coamo em nós e o investimento que coloca o Estado em um novo patamar e que deriva da nossa política de trocar impostos por empregos”.
A Coamo
Com pouco mais de dois anos de obras, o parque industrial da Coamo construído na margem da BR 163, entre Dourados e Caarapó, recebeu investimentos de mais de R$ 780 milhões.
A planta tem capacidade para processamento de 3.000 toneladas/dia de soja, produção de farelo de soja e uma refinaria para 720 toneladas/dia de óleo de soja, equivalente a 15 milhões de sacas.
Os trabalhos de construção e montagem foram realizados por 1.600 colaboradores diretos e indiretos, integrantes de dezenas de empresas contratadas. Em operação, a indústria gera mais de 300 empregos diretos.
Com as indústrias de Dourados, somados aos outros dois parques industriais, a Coamo amplia a capacidade de processamento de soja para 8 mil toneladas/dia e a de refino para 1.440 toneladas/dia de óleo de soja refinado.
Texto: Priscilla Peres – Assessoria de Comunicação da Semagro
Fotos: Kelly Venturini – Assessoria de Comunicação da Semagro