Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Estado de Mato Grosso do Sul

Responsável: Sylvia Torrecilha

Email: storrecilha@semadesc.ms.gov.br

 

Apresentação

A mudança climática é uma ameaça global generalizada a biodiversidade, ecossistemas e serviços ecossistêmicos. Coletivamente, esses impactos alteram os benefícios e serviços que os ecossistemas naturais podem proporcionar à sociedade, ameaçando sua sobrevivência (Weiskopf et al., 2020).

Os impactos e riscos das mudanças climáticas estão, portanto, se tornando cada vez mais complexos e mais difíceis de gerenciar. Múltiplos perigos climáticos ocorrerão simultaneamente, e vários riscos climáticos e não climáticos irão interagir, resultando em risco geral e riscos em cascata entre setores e regiões. Algumas respostas às mudanças climáticas resultam em novos impactos e riscos. Se o aquecimento global exceder transitoriamente 1,5°C nas próximas décadas ou mais tarde (ultrapassando este período), então muitos sistemas enfrentarão riscos graves adicionais, em comparação com permanecer abaixo de 1,5°C. Dependendo da magnitude e duração, alguns impactos causarão a liberação de gases de efeito estufa adicionais e alguns serão irreversíveis, mesmo que o aquecimento global seja reduzido (IPCC Sixth Assessment Report, 2022).

Para lidar de forma consciente com este desafio, Mato Grosso do Sul lançou em 2016 o Programa Estadual MS Estado Carbono Neutro, trazendo como principal meta neutralizar as emissões de gases de efeito estufa até 2030, sendo o Inventário Climático um dos principais instrumentos de planejamento do Programa, previsto no art, 3 do Decreto Estadual n. 15.798, de 3 de novembro de 2021.

Desta forma o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul através da SEMAGRO apresenta os resultados do 1º Inventário de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases de Efeito Estufa (GEE) do território estadual referente ao período de 2017 a 2018, em conformidade com a Resolução Conjunta SEMAGRO/IMASUL n. 002, de 16 de novembro de 2022, publicada no DOE n. 10.989 de 17 de novembro de 2022.

Central para qualquer estudo de mudança climática o inventário de emissões consiste num dos primeiros passos no desenvolvimento de estratégias de baixo carbono, que busca identificar e quantificar as fontes antropogênicas primárias e sumidouros de gases de efeito estufa em escala regional e nacional. O inventário é, portanto, uma ferramenta de planejamento para auxiliar o estado a avaliar as fontes de emissão, estabelecer metas de redução, priorizar as ações de mitigação e rastrear o desempenho.

Para garantir que o inventário de emissões do Mato Grosso do Sul seja comparável aos de outras Partes da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), as estimativas apresentadas aqui foram calculadas usando metodologias consistentes com as recomendadas nas Diretrizes Revisadas do IPCC de 2006 para Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa (IPCC/UNEP/OECD/IEA).

Relatórios:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.