Câmara Setorial Consultiva da Avicultura e Estrutiocultura

A cadeia produtiva da avicultura tem forte impacto na economia do estado, envolvendo mais de 600 propriedades, a maioria de pequenos agricultores que exploram a atividade em família. Sendo que a avicultura é uma importante fonte de renda destas famílias, a sustentabilidade do negócio é fundamental para mantê-las no campo, principalmente os jovens, que buscam oportunidades de renda nas cidades.

O alcance social desta atividade vai além dos ganhos econômicos, pois permite o atendimento dos pequenos agricultores familiares, facilitando o acesso a novos mercados, e a diversificação da produção.

O desenvolvimento deste setor só é possível com uma assistência técnica contínua e capacitada para atender à demanda de inovação tecnológica e gerencial que atualmente é realizado pela empresa integradora. O envolvimento de dirigentes das organizações dos produtores, da indústria e comércio, do governo e instituições financeiras, visando traçar novos rumos na melhoria da produção.

Desde sua criação em 2003, a Câmara Setorial da Avicultura e Estrutiocultura do Mato Grosso do Sul  tem em sua composição representantes de entidades públicas e privadas.

OBJETIVO GERAL

Promover o fortalecimento da cadeia produtiva da avicultura no MS por meio de ações coordenadas entre instituições públicas e privadas, a fim de garantir a sustentabilidade deste negócio no estado do MS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Acelerar os processos de expansão das integradoras no âmbito do estado, com a instalação de novos aviários, com avanços tecnológicos mais modernos e atuais
  • Realizar estudos e estratégias a fim de atrair novas indústrias para o estado com o foco no COOPERATIVISMO
  • Estudar estratégias para o aproveitamento da cama de frango e dos dejetos de suínos(junto com a câmara setorial de suínos),nos projetos de produção da agricultura familiar
  • Estudar estratégias para implantar projetos de produção de energia elétrica alternativa a fim de diminuir este custo de produção do produtor integrado.

COORDENADOR

Coordenador: Adroaldo Hoffmann