Senepol conquista criadores paulistas e demonstra resistência ao calor

  • Publicado em 01 dez 2015 • por •

  • Raça de gado é nova no Brasil e rebanho vem aumentado

    Senepol foi criado nas Ilhas Virgens, entre as décadas de 30 e 40 

    O Nosso Campo apresentou a raça Senepol, que surgiu no Caribe e está completando apenas 15 anos no Brasil. O gado se desenvolve rapidamente e é resistente ao calor. Além disso, tem alta libido e docilidade. Devido às características, ganhou o título de melhor gado tupiniquim.

      Segundo Ricardo Arantes, criador da raça, o Senepol tem todas as características de um taurino, herdada do Red Poll. Leva também os benefícios de um zebuíno, que são: pelagem zero, resistência aos endoparasitas e ectoparasitas, além de cobrir a campo. Ele diz que é um animal feito para o Brasil e para o cruzamento industrial.

    Em 2014, a média de preço das novilhas, entre 18 e 24 meses, era de R$ 20 mil. Atualmente, um tourinho – para cobrir a campo – está em média R$ 15 mil. O criador ainda completa: “o que tiver de animal disponível, vende”.

    O Senepol foi criado nas Ilhas Virgens, entre as décadas de 30 e 40. O resultado surgiu da cruza do Red Poll, da Inglaterra, com a raça N’Dama, do Senegal. Inclusive, quem trouxe a raça para o país foi o pai de Ricardo.

    De acordo com a Associação Brasileira de Bovinos Senepol, já são mais de 300 criadores em todo o país. Em Santa Salete, outro pecuarista também está confirmando os resultados positivos da raça. Sebastião Pires da Cunha buscava novidade e descobriu no gado Senepol uma chance de investimento. Ele ficou impressionado com a rapidez no ganho de peso. O plantel de Sebastião é recente, começou a ser formado há quatro anos, com 23 fêmeas. Este ano, foram vendidos 55 reprodutores, mas a procura chega a ser três vezes maior. Por esse motivo, o criador já se prepara para aumentar o rebanho no próximo ano.

    G1

    Categorias :

    Geral

    Veja Também