Na foto os dois homenageados da Sepaf posam junto de um colega, também vindo de Minas Gerais
Campo Grande (MS) – Por proposição do deputado Renato Câmara (PMDB), foi realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul uma sessão solene para entrega da Comenda do Mérito Legislativo ‘Arnaldo Estevão de Figueiredo’ de Reconhecimento Profissional Agronômico.
Na oportunidade foram agraciados com a honraria o Secretario de Produção e Agricultura Familiar, Doutor Fernando Mendes Lamas e seu adjunto Jerônimo Alves Barbosa.
Vindos de Minas Gerais em meados dos anos de 1970, pro meios distintos mas, com histórias muito semelhantes de amor a profissão e dedicação ao Mato Grosso do Sul, os dois engenheiros agrônomos participaram muito ativamente das transformações profundas pelas quais o setor produtivo passou nas ultimas décadas, ajudando a construir o legado que hoje os números positivos tanto do Estado de Mato Grosso quanto Mato Grosso do Sul exibem para o mundo em se tratando de produtividade.
Segundo o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/MS), Dirson Artur Freitag, a grande contribuição dos milhares de profissionais ao desenvolvimento do Estado justifica a criação da honraria e mais ainda a homenagem a Arnaldo Estevão de Figueiredo, que empresta ao nome a Comenda.
Foram agraciados com a Comenda também: Dirson Freitag, Atanásio Chaves de Oliveira, Valéria Pacheco Batista Euclides, Orildes Amaral Marins Junior, Hamilton Rondon Flandoli, Fernando Paim Costa, José Simeão do Nascimento Filho, Paulo Cesar Tamanini, José Ubirajara Garcia Fontoura, Issao Iguma Filho, Cássia Regina Yuriko Ide, Eduardo Serafin de Sousa, José Luiz Fornazieri, Antonio Carlos Tadeu Vitorino, Edgard Jardim Rosa Junior, Mário Kai, Luciana Cláudia Toscano Maruyama, José Luís Toesca de Aquino, Sérgio de Matos Lopes, Marcelo Augusto de Souza Bexiga, Carlos Pitol, Renato Roscoe, Edmundo Minoru Tiba, Sandro Henrique Polloni, Cornélia Cristina Nagel, Clévio Antonio Silva, Ronaldo da Silva Botelho, Edson Yukishigue Shingú, Sidenei Ambrosio Tambosi, Adilson Penzo Vera e Edson Torres Abrão foram os homenageados da noite.
Legado – Arnaldo Estevão de Figueiredo foi prefeito de Campo Grande, onde instalou a primeira feira. Foi eleito governador de Mato Grosso, quando realizou a demarcação de terras, que mais tarde se tornaram os municípios de Dourados, Bodoquena, Bonito, Alcinópolis e Rondonópolis.
Participou ativamente do movimento divisionista, que criaria o Estado de Mato Grosso do Sul. “Meu avô dizia que nosso Estado era como a Mesopotâmia, duas bacias nos formam e tudo dá, depende de nós. A minha família fica honrada de Arnaldo Estevão de Figueiredo servir de exemplo a nossa categoria”, disse o engenheiro agrônomo João Marcos Figueiredo Ribeiro, neto de Arnaldo Estevão de Figueiredo.
Clique aqui e conheça um pouco da história de Fernando Mendes Lamas e Jerônimo Alves Chaves.
Kelly Ventorim com informações da Agência ALMS