Os impactos econômicos da pandemia de Covid-19 em Mato Grosso do Sul e as perspectivas para 2020, foram tema de um webinar promovido pela Federação das Unimed do Estado na quinta-feira (11). Titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o secretário Jaime Verruck apresentou um panorama do Estado.
“A pandemia desorganizou cadeias de fornecimento, mas por outro lado aumentou o apetite investidor do setor empresarial. Importante termos em mente que a pandemia é um processo de aprendizagem, que precisamos considerar daqui para frente”, afirmou o secretário durante a apresentação.
Ainda de acordo com ele, Mato Grosso do Sul vive hoje a melhor situação de equilíbrio fiscal dos últimos 6 anos, sendo o Estado com maior capacidade de investimento do país. “Quando olhamos os números parece que não houve pandemia, mas eles estão mascarados pelo impacto de R$ 3 bilhões do auxílio emergencial na economia. Estamos bem, mas tem setores que ainda não conseguiram se recuperar”.
O panorama econômico contou também com apresentação do presidente da OCB/MS, Celso Régis e da superintendente da Fecomércio MS, Valmira Carvalho. A presidente da Unimed MS, Sarita Garcia Rocha falou em nome da cooperativa médica e apresentou a importância do setor privado para atendimentos da saúde.
“A Unimed tem hoje 100 mil clientes em Campo Grande, nos mobilizamos durante a pandemia com para doações e atendimento, ampliação de leitos, disque Covid, para atender a necessidade de todos e aprendemos lições importantes, como a consolidação da telemedicina e a necessidade de atenção integral a saúde”, afirmou Sarita.