Secretaria-Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho

Esaú Rodrigues de Aguiar Neto

Secretário-Executivo

Administrador de Empresas (UCAM/RJ), com Pós-graduação em Auditoria Fiscal e Tributária, MBA em Gerenciamento de Projetos e MBA em Gestão Pública Fazendária pela FGV/RJ, ingressou no serviço público estadual como Agente Tributário Estadual no ano de 2008 e assumiu o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual do Estado de Mato Grosso do Sul no ano de 2016. Chefiou a Unidade de Capacitação da Secretaria de Estado de Fazenda do ano de 2014 a 2023. Foi Coordenador Adjunto do Grupo Nacional de Desenvolvimento dos Servidores Fazendários (GDFAZ), atuou como Gerente de Projetos do Profisco I e II em produtos de Capacitação e Gestão de Pessoas; Chefiou a Unidade de Gestão Estratégica e Planejamento da SEFAZ em 2023. Atualmente é membro do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (CETER/MS), do Conselho de Erradicação do Trabalho Escravo em MS (COETRAE/MS), do Comitê Empresa-Escola (CEMPE/MS). Participa também do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Acompanhamento Técnico dos Efeitos Econômico-Financeiros da Reforma Tributária no Estado de Mato Grosso do Sul (GTIEF-MS) e do Comitê Estadual da Rota Bioceânica (CEG-ROTA). Compõe o Conselho Fiscal da MSGÁS com mandato de 2024 a 2026.

Contato

Telefone: (67) 3318-5058

Competências

1 - A promoção da política estadual do trabalho, do emprego e da renda no Estado, planejando, coordenando e executando as ações programáticas de geração de emprego, de elevação da renda familiar, de qualificação profissional e de prevenção e redução dos riscos de acidentes do trabalho, bem como o apoio nas relações do trabalho, em articulação com a Fundação de Trabalho do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNTRAB).

2 - O apoio à política de abertura de empresas, incentivando a criação de novos empregos e a realização de estágio para estudantes e admissão de recém-formados, em articulação com a iniciativa privada, para a promoção permanente da colocação e da recolocação de desempregados.

3 - O desenvolvimento de programas para a qualificação profissional dos trabalhadores.

4 - A realização de pesquisas de dados e de informações estatísticas para a identificação de oportunidades de empregos, verificação e avaliação dos níveis de desemprego, e fornecimento de informações para o desenvolvimento econômico e social.

5 - A promoção de programas voltados para a fixação do homem no campo, levantamentos sobre a situação dos trabalhadores rurais e o desenvolvimento de programas de geração de emprego no meio rural.