A Granja Tres Arroyos se consolidou, no presente, como uma célebre produtora e exportadora de produtos avícolas, contando com operações de abate, processamento e distribuição no Uruguai e na Argentina. Seus consumidores, tanto em ambos os países como em todo o mundo, desfrutam de sua vasta linha de produtos, que inclui cortes congelados de frango, linguiças, hambúrgueres, frios, chouriços, produtos empanados e fritos, entre outros.
As unidades argentinas da empresa exportam 35% de sua produção total, atingindo mercados como União Europeia, Ásia, Oriente Médio e outros países da América Latina. Além disso, passou a criar um modelo de negócio que, segundo Roger Aluffi, diretor-geral da Granja Tres Arroyos do Uruguai, está alicerçado no atendimento aos mercados interno e externo.
Granja Tres Arroyos no Uruguai
Os planos de ampliação da empresa tomaram um rumo fora da Argentina em 2006, quando houve a aquisição de unidades de abate, processamento e distribuição de frangos da Pollos Granja Moro do Uruguai, localizada em Montevidéu.
A empresa no Uruguai, hoje em dia, conta com 77 aviários, dos quais 5 são próprios e 72 pertencem a produtores integrados. 80% deles estão localizados no distrito de Canelones, cerca de 60 km de distância da planta principal.
Diego Pesce, diretor de Qualidade e Inocuidade alimentar da Granja Tres Arroyos, afirma que, diante de todo esse panorama, o Uruguai conta com “uma boa situação sanitária”, já que o país está livre da doença de Newcastle, sem que haja necessidade de vacinação, e também da gripe aviária.
Rastreabilidade de aves e bem-estar animal
A rastreabilidade avícola foi implantada no Uruguai em setembro de 2013, um sistema que Aluffi considera um “passo significativo” para a atividade empresarial. Esse sistema, encabeçado pelo Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca e pelo Sistema Nacional de Identificação Pecuária, concede garantias aos consumidores no que se refere a inocuidade, qualidade e procedência do produto. Para alcançar esse objetivo, a rastreabilidade é realizada por lotes e dispõe de um registro completo das aves em fase de produção, assim como de taxas de mortalidade ou incidentes sanitários importantes.
Federico Olariaga, gerente de produção e de saúde animal da Granja Tres Arroyos, por sua vez, explica que o sistema tem uma série de vantagens; ente elas, a rastreabilidade, que abarca desde os lotes à produção, e um sistema obrigatório requerido pelos mercados consumidores e de alta exigência.
“Todos os países importadores exigem que o país conte com esse sistema”, afirma. “Isso gera um sistema sólido para que a empresa e o país sejam auditáveis.”
A empresa tem uma capacidade de abate de 60 mil aves por turno, de segunda a sexta.
Atividades
A Granja Tres Arroyos do Uruguai trabalha com dois mercados consumidores, envolvendo a participação de 500 funcionários. O primeiro deles é o interno, cuja demanda é de frango congelado (com peso de 2,9 kg a 3 kg), e este produto chega a distribuidores, estabelecimentos de comercialização, açougues, cadeias de supermercados, bem como a hotéis, colégios militares e hospitais.
O segundo mercado consumidor é o de exportação de carne de frango congelada (com peso de 1,4 kg a 1,5 kg), principalmente nos países da África e do Oriente Médio. Para atender aos requisitos exigidos, a empresa realiza o ritual halal no abate e insensibilização das aves – atividade que é frequentemente certificada por especialistas do Centro Islâmico do Uruguai em Montevidéu.
Vale salientar que aproximadamente 60% dos produtos da Tres Arroyos são destinados ao mercado interno; e os 40% restantes, ao mercado externo.
Embalagem de produtos
A Granja Tres Arroyos do Uruguai faz uso de uma caixa de papelão com embalamento termoencolhível e embalagem individual do frango voltado para consumo interno. Esse produto sai de uma câmara fria, na qual a temperatura oscila entre -2°C e 2°C.
As caixas também levam um selo do Instituto Nacional de Carnes (INAC), outra certificação oficial de inspeção animal (com os dizeres “inspecionado”), e outro de carne halal de acordo com o mercado consumidor ou o próprio consumidor em si.
Por outro lado, todos os produtos destinados a exportação saem congelados e vedados para cumprir os requisitos exigidos. Eles são comercializados em seus respectivos destinos com a marca Moro e Granja Tres Arroyos. “Essa é uma peculiaridade da marca, e os produtos são embalados dessa forma por decisão estratégica da empresa”, explica Olariaga.
CARNETEC Por Andre Sulluchuco em 16/11/2016