Campo Grande (MS) – Durante a solenidade de inauguração do campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande, na manhã de hoje (3), o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck ressaltou a importância da instituição para a diversificação econômica do Estado. “A UEMS desempenha um papel fundamental enquanto espaço de formação de alto nível e local privilegiado de debate em Mato Grosso do Sul. A Universidade Estadudal, em seus diversos campus no Estado e, agora em Campo Grande, tem proporcionado a criação de competências que são importantes para o desenvolvimento e diversificação dos pequenos negócios. Ela tem garantido condições para essa expansão, por meio de projetos de inovação e pesquisa”, afirmou.
O secretário Jaime Verruck e o secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Ricardo Senna, participaram da inauguração do campus das UEMS na Capital. A unidade em Campo Grande ocupa um terreno de 120 mil m², com cerca de 21 mil m² de área construída, constituídos de sete blocos dotados de salas de aula, administração laboratórios, biblioteca, teatro, passarelas, bicicletários, subestação, guaritas, além de um lago artificial central e colunas inspiradas em pinturas indígenas.
A nova estrutura vai abrigar 150 servidores e os acadêmicos matriculados nos cursos de graduação em: Artes Cênicas e Dança; Bacharelado em Letras; Bacharelado em Geografia; Licenciatura em Geografia; Letras Português-Espanhol e suas Literaturas; Letras Português-Inglês e suas Literaturas; Pedagogia; Turismo e Medicina; além dos mestrandos em Letras, em Educação e do mestrado Profissional em Letras.
A UEMS oferece atualmente 54 cursos de graduação presenciais, 12 cursos de pós-graduação, 11 mestrados e um doutorado. Todos os campus estão instalados em sede própria, incluindo, agora, o de Campo Grande. Atualmente, o quadro de funcionários da universidade é formado por 700 docentes e 300 técnicos. A unidade da Capital terá capacidade para atender 1800 alunos, mas atualmente conta com 800 estudantes, 120 docentes e 30 funcionários do quadro técnico e administrativo.