Durante a abertura do Showtec 2017, nesta quarta-feira (18), a diretoria da Fundação MS prestou uma homenagem ao pesquisador Carlos Pitol, que se dedicou durante 25 anos ao trabalho de pesquisa e que neste ano deixa a função para se dedicar a projetos pessoais. Pitol atuou na instituição no ramo de fitotecnia soja, com trajetória marcada por uma intensa contribuição à cultura da soja e também ao Sistema Plantio Direto.
O pesquisador é reconhecido como um difusor de conhecimento, por meio do trabalho realizado na avaliação e adaptação de variedades de soja para Mato Grosso do Sul. Graduado pela Universidade Federal de Santa Maria, em 1981, especializou-se em manejo do solo e estado nutricional de plantas pela Unoeste – Universidade do Oeste Paulista, em 1999.
Pitol ressalta que sempre buscou fazer um trabalho de pesquisa para contribuir com o trabalho do produtor rural. “Chegamos ao final de uma etapa e vemos que o reconhecimento mostra que a gente conseguiu contribuir para o avanço do setor agropecuário. Desejo que esse avanço continue, a pesquisa não para”, afirma.
“Somos gratos pela imensa contribuição à todo o nosso sistema de produção. O setor agropecuário de Mato Grosso do Sul agradece ao trabalho desenvolvido. As pesquisas ajudaram a consagrar no mercado uma série de variedades de soja. Pitol também estimulou o estudo sobre cultura de inverno para rotação de culturas em Mato Grosso do Sul. Então, fica aqui o nosso muito obrigado”, comenta o presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes.
O Showtec 2017 teve início nesta quarta-feira (18) e segue até sexta-feira (20), na sede da Fundação MS, em Maracaju.
Sobre o Showtec
Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.
O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras), Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta com o apoio do Sindicato Rural de Maracaju, Prefeitura Municipal de Maracaju, Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul), Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Solos, Embrapa Pantanal, Monsanto, Agrisus, Agron, Banco do Brasil, Caixa, Sicredi, Fundect (Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.