Batayporã (MS) – A Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) contribuiu com a programação do I Simpósio de Desenvolvimento Agropecuário Sustentável promovido pela Prefeitura de Batayporã apresentando o Programa Terra Boa.
O simpósio, que é realizado pela Prefeitura em parceria com o Sindicato Rural, Agraer e Sistema Famasul e conta ainda com o apoio da Câmara Municipal, Governo do Estado, Coopavil, Incra, Sebrae, Laticínios Maná, ICMbio, Coopergrãos, Banco do Brasil, Agropecuária Agroterra e Rural Rodrigues Assessoria Contábil foi realizado no Sindicato Rural de Batayporã, com a proposta enfatizar temas de interesse do público alvo e estabelecer ações integradas para o desenvolvimento do setor na região, com direcionamento de programas e projetos de forma sustentável.
Produtores rurais, membros de cadeias produtivas e pessoas interessadas em melhorar a gestão da propriedade e o manejo do solo e do rebanho, tiveram a oportunidade de conhecer com detalhes através da equipe da Secretaria o Programa de recuperação de pastagens do Estado, o ‘Terra Boa’ que foi criado para promover o aumento da produção e da produtividade, ampliar a competitividade do agronegócio, fortalecendo as cadeias produtivas, além de reduzir os eventuais passivos ambientais e mitigar a emissão de Gases de Efeito Estufa – GEEs.
O Assessor especial da Semagro, Fernando Mendes Lamas, explicou aos participantes que o Programa tem como meta a recuperação de boa parte dos mais de 8 milhões de hectares de pastagens que tem algum tipo de degradação no Estado. As tecnologias sugeridas para tal são: a integração pecuária-lavoura, pecuária-lavoura-floresta, pecuária-floresta e também renovação da pastagem pela pastagem.
Indutor do processo de desenvolvimento sustentável, o Governo do Estado, segundo explicou Fernando, atua, direta ou indiretamente, em um conjunto de iniciativas que constituem os componentes do programa que em termos ambientais, espera além de recuperar o potencial produtivo dos recursos naturais, reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEEs da ordem de 20 milhões de toneladas de CO2 equivalente) e diminuir a demanda pelo crescimento horizontal da ocupação das áreas do Estado.
O produtor rural interessado em participar do programa pode obter maiores informações na página do programa Terra Boa ou pelo telefone 3318-5000.
Kelly Ventorim