Campo Grande (MS) – O terminal que a Eldorado Brasil Celulose construiu no Porto de Santos foi inaugurado hoje (30). A expectativa é que as operações em Santos evoluam significativamente no segundo semestre de 2015. A entrada em operação do terminal é mais um importante passo para que a companhia se torne ainda mais competitiva e coloque Mato Grosso do Sul no cenário mundial de celulose, conforme afirmação do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.
“É de extrema importância esta medida da Eldorado Brasil, que permitirá que Mato Grosso do Sul tenha mais competitividade logística. Esta inauguração de um terminal particular da Eldorado demonstra a capacidade e o potencial de produção da celulose no Mato Grosso do Sul” destacou o secretário da Semade. O terminal embarcará a celulose produzida na nova fábrica da empresa em Três Lagoas (MS), chegando ao complexo portuário por trem, saindo de Aparecida do Taboado.
A instalação, destinada à exportação de celulose, está localizada na área do antigo Armazém XIII (13 externo), na região do Paquetá, a cerca de 300 metros do berço de atracação que utiliza. Recentemente, ela passou por uma auditoria para obtenção do alfandegamento (autorização da Alfândega para operar cargas de comércio exterior).
Criada há dois anos, a Eldorado Brasil Celulose é uma companhia do Grupo J&F e uma das principais produtoras mundiais de celulose branqueada de eucalipto. Conforme os resultados divulgados ontem, ela concluiu o primeiro trimestre do ano com R$ 764 milhões de receita bruta, 53% a mais do que no mesmo período no ano passado. Nos últimos 12 meses, a receita bruta chegou a R$ 2,9 bilhões.