Campo Grande (MS) – Através do ciclo de capacitação continuada do Programa Leite Forte, o Governo do Estado proporcionou aos técnicos do programa, nesta terça (1) e quarta-feira (2,) um curso de formação de capineira, silagem e fenagem, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O curso com duração de dezesseis horas apresentou aos técnicos novas formas de conservação de forragem para consumo no período de escassez de pasto e como suplemento durante o ano. O intuito é que, com a técnica, as vacas produzam o máximo de seu potencial genético em leite.
Segundo o coordenador técnico do Programa Leite Forte, Orlando Serrou Camy Filho, com esse treinamento os técnicos ficarão aptos a orientar os produtores de leite atendidos pelo programa com uma excelente tecnologia em manejo nutricional do rebanho leiteiro, com baixo custo e maior eficiência.
A segunda parte do curso aconteceu na fazenda da Universidade, no município de Terenos, onde os participantes puderam conhecer todo o processo de confecção de um silo e a fenação na prática.
Fazendo uma analogia ao que foi apresentado na terceira edição da Bienal dos Negócios da Agricultura, quando se discutiu a qualificação e educação profissionais como fatores de transformação das pessoas e da realidade na Agricultura, o Secretário de Estado da Produção e Agricultura Familiar, Doutor Fernando Mendes Lamas, lembrou as palavras de Claudio de Moura Castro, Doutor em Economia e professor universitário – palestrante daquele painel – que destacou a importância do investimento em capital humano, por meio da educação.