SNTC: MS apresenta projetos na maior feira de inovação e tecnologia do País

Categoria: CIÊNCIA TECNOLOGIA & INOVAÇÃO, Geral, INOVAÇÃO, PESQUISA CIENTÍFICA | Publicado: quarta-feira, novembro 30, 2022 as 15:21 | Voltar

Mato Grosso do Sul está apresentando seus projetos de inovação e tecnologia na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento que teve início no dia 28 e vai até 4 de dezembro de 2022, acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF), com o tema: Bicentenário da Independência – 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. A semana Nacional é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com a colaboração de instituições públicas e privadas, universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais e outras entidades, que tratem do tema.

Pesquisa de MS está presente no estande da Semagro na SNTC em Brasília

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) está presente ao evento com estande institucional juntamente com a Universidade Federal de MS (UFMS) apresentando os projetos Arandu e FETEC. De acordo com a coordenadora de C&T da Semagro Marina Dobashi, muitos projetos estão sendo apresentados pelos pesquisadores, professores e estudantes que foram em comitiva à Brasília. "Mato Grosso do Sul é um dos estados com mais iniciativas dentro da SNCT, projeto instituído pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004. A Semana Nacional é realizada anualmente e tem o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação", salientou.
Durante o evento os alunos têm espaço garantindo na programação com a Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que vai reunir projetos desenvolvidos por estudantes da educação básica sob orientação de seus professores e que foram apresentados em feiras e mostras científicas fomentados por editais do CNPq/MCTI. Clique no link e confira o site com programação https://semanact.mcti.gov.br/

SNCT em Mato Grosso do Sul
Os números da SNCT no Estado eram bastante modestos até 2014. Naquele ano foram 106 atividades cadastradas, com seis instituições envolvidas e 16 municípios. A partir de 2015, houve uma  mobilização ativa dos parceiros estaduais. Foram realizadas visitas a diversas ICTs do estado, com uma primeira reunião geral de mobilização em julho, quando foi criada a comissão organizadora. Até a realização da SNCT foram feitas várias reuniões presenciais de planejamento das ações. Já naquele ano houve um grande salto, sendo executadas 1.045 atividades, em 53 municípios, envolvendo 105 entidades.
Esse modelo de estratégia de mobilização foi seguido na edição 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 com resultados ainda melhores, podendo ser visto pelo ano de 2018 e 2020 onde a Semagro alcançou 100% dos municípios do Estado, mesmo em ano de pandemia.

Publicado por: Rosana Siqueira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.