Campo Grande (MS) – Acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, entre os dias 22 e 24 de março, durante a Semana da Água, o I Simpósio de Águas Subterrâneas de Mato Grosso do Sul. Participam cerca de 200 participantes nos três dias de evento. A programação conta com palestras que trazem a discussão sobre o tema tratando das peculiaridades socioeconômicas do Estado em relação aos aquíferos sul-mato-grossenses.
Em novembro do ano passado, o projeto foi aprovado pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul). O evento é realizado em parceria entre o Lasac (Laboratório de Águas Subterrâneas e Áreas Contaminadas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e o Departamento Nacional de Produção Mineral.
A ideia é reunir pesquisadores, empresários, agentes públicos e reguladores e estudantes para debates, mesas redondas e palestras, no intuito de compartilhar informações sobre o uso consciente das águas subterrâneas, discutir políticas nacionais sobre o tema, falar sobre a vulnerabilidade do Aquífero Guarani, além do monitoramento e gerenciamento desse recurso dada a importância dele para o estado.
O professor doutor João Manoel Filho, geólogo pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), ministrou a palestra “O Fator Social das Águas Subterrâneas”, dando início aos debates que se estenderão até a próxima terça-feira(24).
A programação completa está disponível no link: http://lasacufms.wix.com/sasms#!programacao/c1ktj.
Secretaria de Comunicação