Três palestras trazem a luz do debate a produção, manejo e terminação de ovinos
O trabalhador rural precisa estar bem informado e preparado para enfrentar os desafios do agronegócio e atender as tendências do mercado. Pensando nisso a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) promove na próxima semana, no dia 20 de maio, a 9ª edição do Simpósio de Ovinocultura, que levará informação gratuita e de alta qualidade para criadores de ovinos e pessoas interessadas em melhorar a gestão e o manejo do rebanho.
O evento que acontecerá no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, na cidade de Dourados, dentro da programação da Expoagro tem como proposta, segundo os organizadores, enfatizar temas de interesse do público alvo e contribuir com sua especialização para o desenvolvimento da atividade na região e de produtos mais competitivos para consolidação da cadeia produtiva local.
A difusão do conhecimento para o desenvolvimento de um agronegócio economicamente viável, junto a classe produtora e a criação de oportunidades de produção e renda também serão debatidos no simpósio que oferecerá palestras com os temas “Terminação de cordeiros: confinar, suplementar ou restringir ao pasto?”, “Atualidades no manejo de pastagens para a produção de ovinos” e “Registro genealógico: utilidades e ferramentas”. Dentro da programação está prevista ainda a realização de uma Mesa Redonda para os debates.
A primeira palestra, as 8h, com o tema “Terminação de cordeiros: confinar, suplementar ou restringir ao pasto?” será ministrada pelo professor Dr. Fernando Miranda de Vargas Junior, Zootecnista e professor na Universidade Federal da Grande Dourados, e revelará resultados de experimentos com terminação de cordeiros com ou sem o uso de suplementação (concentrado), ou mantidos em sistema de confinamento. O Dr. Fernando foi coordenador durante cinco anos da câmara setorial da ovinocaprinocultura do Mato Grosso do Sul e retornou recentemente de Portugal, local onde desenvolveu pesquisas ligadas a produção e qualidade de carne ovina.
A segunda palestra, com inicio previsto para as 8h50min, que trata sobre as “Atualidades no manejo de pastagens para a produção de ovinos”, será realizada pelo professor Dr. André Fischer Sbrissia, Engenheiro Agrônomo, professor no Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina, com experiência acadêmica na Nova Zelândia. Pesquisador referência em tópicos ligados a ecofisiologia de plantas forrageiras, manejo da pastagem, análises da estrutura do dossel e perfilhamento, o professor André apresentará algumas atualidades sobre o manejo de pastagens para a produção de ovinos.
Após uma pausa para lanche (coffee break as 09h40min), uma terceira palestra será ministrada pelo professor Elias Carnelossi, a partir das 10h. O Dr. Elias é Zootecnista, desenvolveu o seu Doutorado na França e é atualmente Pós Doutorando na UFGD, local onde ministra aulas no curso de Zootecnia. Durante a palestra, serão demonstradas vantagens e tecnologias para auxiliar o registro de paternidade, de nascimentos, registro de descartes e de desempenho produtivo de ovinos. Ao término da terceira apresentação, os palestrantes serão convidados a compor uma mesa redonda e será aberta a sessão de perguntas.
O evento conta com o apoio do Sindicato Rural, o Programa de Pós Graduação em Zootecnia da UFGD, a Embrapa e o Governo do Estado através da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).
SERVIÇO
EVENTO:
9ª edição do Simpósio de Ovinocultura
LOCAL:
Parque de Exposições João Humberto de Carvalho (Dourados-MS)
DATA:
20 de maio de 2016 (Durante a Expoagro)
HORÁRIO:
A partir das 07h30min
PROGRAMAÇÃO:
- 8h Terminação de cordeiros: confinar, suplementar ou restringir ao pasto?
- 8h50min Atualidades no manejo de pastagens para a produção de ovinos
- 10h Registro genealógico: utilidades e ferramentas”
A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3410-2418.
Kelly Ventorim, com informações da UFGD