Campo Grande (MS) – Nos dias 23 e 24 deste mês acontece em Campo Grande o 1º Simpósio de Fitossanidade, onde renomados especialistas irão discutir a defesa fitossanitária em Mato Grosso do Sul, sua situação atual e perspectivas futuras.
Para colocar em discussão o manejo integrado de pragas florestais (MIPF), o palestrante convidado é o engenheiro agrônomo José Eduardo Petrilli Mendes, da empresa Fibria Celulose, Unidade de Três Lagoas. Petrilli, que recentemente apresentou no XXV Congresso Brasileiro de Etmologia um trabalho sobre flutuação populacional de três insetos-pragas em plantios clonais de eucalipto no Estado, fará uma contextualização do setor florestal no Mato Grosso do Sul. Sua apresentação centrada na prática do Manejo Integrado de Pragas Florestais (MIPF) terá foco justamente na cultura do eucalipto, como um estudo de caso.
Segundo adiantou, na oportunidade serão apresentadas as principais pragas da cultura e a forma de trabalho seguindo os pilares do MIPF. “Irei comentar desde o planejamento dos plantios até a avaliação de eficácia de medidas de controle de pragas adotadas para a cultura, seguindo um passo a passo das ações realizadas, visando manter o equilíbrio biológico nos plantios de eucalipto de forma sustentável, considerando aspectos econômicos, ambientais e sociais”, disse, destacando que, ao final, abordará alguns desafios que devem ser discutidos para que haja plenas condições de aplicação do MIPF em Mato Grosso do Sul, de forma efetiva e tecnicamente bem fundamentada.
Para Petrilli, eventos como este são fundamentais para o melhor entendimento dos riscos de introdução de novas pragas, disseminação das pragas presentes e potenciais impactos à produção vegetal no Estado, bem como das maneiras para prevenir e mitigar os riscos e impactos. “Outro aspecto relevante é o fórum de discussão, reunindo os diferentes segmentos envolvidos na cadeia produtiva, desde a regulamentação, pesquisa e desenvolvimento, extensão, produção e agentes fiscalizadores”, destacou, afirmando que o diálogo entre todos estes atores resultará em propostas robustas para a manutenção e melhoria da sanidade vegetal no Estado.
O 1º Simpósio de Fitossanidade, organizado pela Sepaf junto com suas vinculadas, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER) e o CREA-MS, será realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande (MS), com apoio da UFGD, UEMS, Fundect, Fundtur, Embrapa e MAPA e o patrocínio da ABRAPA, Ampasul, Basf, Andef, Aprosoja MS, Inpev, Fundação MS, Fundação Chapadão, Reflore/MS, Coopsema e Sistema OCB/MS.
As inscrições já estão encerradas e o evento, que contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja, tem sua abertura prevista para as 8 horas e encerramento para as 17 horas.
Kelly Ventorim, da Assessoria de Comunicação da Sepaf.